As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações
Cuidar da nossa gente, desde a gestação até a melhor idade é uma das premissas da gestão municipal comprometida com as pessoas. Por isso, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Assistência Social, lançou no dia 10 de abril o Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" que atenderá 120 idosos cedrenses por meio de 5 eixos: tecnologias, saúde, educação, atividades físicas e social.
Na terça-feira (23/04) foram iniciadas, na sede da Secretaria de Assistência Social, as primeiras aulas, que contarão com atividades diversas, ações lúdicas, ações de inclusão social, inclusão digital, atividades físicas, atividades sociais, culturais e artísticas.
"Iniciamos as aulas que vão trabalhar a socialização dos idosos e o aprendizado em relação ao digital, smartphone, computador, caixa eletrônico, a conhecer seus direitos para evitar que sejam negligenciados ou explorados. Temos uma participação ampla, de todos os bairros do município, esperamos o crescimento para cada idoso que está participando", comentou a secretária de Assistência Social Luciana Vieira.
Luciana também falou sobre as parcerias que proporcionaram as condições para que a ação aconteça. "Esse programa é fruto da parceria dos diversos órgãos da gestão, com o apoio do prefeito Joãozinho de Titico e do Governo Federal que enviou 8 computadores, TV, central de ar e outros equipamentos que possibilitam a execução do programa, além do Instituto Federal de Cedro que está atuando na inclusão digital. Esperamos que seja um programa de muita importância e relevância para o público idoso da zona urbana que já são acompanhados pelo CRAS. No futuro, planejamos que seja levado também para o pessoal da zona rural".
Fui, vi e amei!!!
"Estou muito feliz com o projeto que é muito valioso, estou aprendendo a ler também, porque eu não sabia. Quero aprender mexer no computador, celular e estamos de parabéns por participar, eu sei que vou aprender muita coisa, às vezes a pessoa manda uma mensagem para a gente e não sabemos responder, além disso, vai ter a visita para os idosos que estão prostrados. Eu estou feliz e o CRAS está de parabéns" - Gertudes da Silva, aposentada, 64 anos.
"Gosto muito do programa que serve para aprender a trabalhar no computador, no celular, aprender muitas coisas. Já tenho uma história sobre educação no EJA, são 5 anos, aprendi a ler, escrever e escrevi um livro, continuo estudando e com a ajuda do computador e do celular é melhor e vou continuar a escrever mais livros e aprender mais, porque meu plano é ser escritor de livros" - Francisco Gonçalves, aposentado, 65 anos.
"Estou muito feliz em participar desse programa que é da informática. Esse aprendizado é uma grande ajuda na vida da gente, então não perca essa chance para aprender. A gente tem alguma dificuldade para fazer um saque no banco, para se comunicar e mexer no computador e no celular para fazer pagamentos, PIX. Também fiquei feliz pela saude e pela dança" - Maria Vilma Pinheiro de 69 anos