17-ABR-2024

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

#Agenda 17 DE ABRIL DE 2024

Na tarde de quarta-feira (17), o prefeito de Cedro, Joãozinho de Titico, visitou a barragem da comunidade de Olho D'água do Canto, atingida por grande volume de chuvas. O gestor visitou famílias que tiveram o abastecimento de água interrompido, anunciando que em breve os maquinários irão iniciar os trabalhos de recuperação da barragem. Famílias estão ilhadas. "Mantivemos contato com o escritório da Cagece para uma ação de restabelecimento de abastecimento de água. Pela força das chuvas formou-se uma grande cratera. A situação é parecida com o que aconteceu no Catolé".

O prefeito reafirmou o compromisso com a comunidade de Olho D´água do Canto, "gente de bem e ordeira", no sentido de refazer a parede de terra que as águas levaram, o mais breve possível, e assim recuperar um manancial tão importante para o consumo humano e utilização pelos pequenos agricultores. "Estamos ao lado da comunidade, sempre juntos, participando dos momentos de alegria e de tristeza. Só não começamos o trabalho agora em virtude da grande quantidade de água que está escorrendo. Estamos às ordens, ao dispor da comunidade".

Para o líder comunitário Gedenildo Victor, que acompanhou o prefeito Joãozinho de Titico, o prejuízo com o rompimento da barragem é significativo, mas a gestão municipal "chegou junto e está colaborando para atender as demandas de recuperação". Gedenildo afirmou que, mesmo com o prejuízo, a comunidade se sente segura por ter sido ouvida. "Estamos com esperança de uma solução. Como comunidade organizada, nosso papel foi feito: comunicar a autoridade sobre o problema. Não é possível uma solução de imediato devido às chuvas, teremos que esperar". O líder reforçou: "Com o conserto a ser feito aqui, que o pessoal do outro lado possa trafegar com mais tranquilidade".

O rompimento da barragem aconteceu na madrugada da última terça-feira (16). No mesmo dia, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil já estavam avaliando os danos e traçando soluções.