O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará realizou, de 14 a 17 de abril, a 21ª edição do evento, que teve na programação a Mostra Ceará Aqui tem SUS .
Mais uma vez, Cedro foi premiado com o programa "Aedes em Foco", lançado em 2018 no município, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que tornou-se já uma referência na região. A secretária de Saúde Norma Marques conta detalhes da conquista, mais um compromisso da gestão do prefeito Joãozinho de Titico, por mais saúde e qualidade de vida para a comunidade, em continuidade a uma ação que une tecnologia e profissionais atuando em campo.
"No 21º Congresso do Cosems-Ceará tivemos a oportunidade de apresentar três experiências exitosas do município. As experiências são selecionadas por um grupo de avaliadores, foram mais de 320 experiências enviadas para a Mostra Ceará Aqui Tem SUS e, destas, selecionadas 63 para serem apresentadas no Congresso", explica a titular da pasta de Saúde. Cedro participou com três experiências e, entre elas, de um total de 12, uma foi premiada: o Aedes em Foco. "Contamos, no evento, sobre a eficácia desse aplicativo, um serviço diário utilizado pelos nossos Agentes de Combate a Endemias. A tecnologia flui, trazendo resultados excelentes na tomada de decisão, tanto do gestor como dos nossos técnicos, no combate ao mosquito Aedes, ao índice de infestação".
Norma avalia que, com o aplicativo, chega-se a uma tomada de decisões muito mais rápida, permitindo o monitoramento diário por meio de relatórios precisos de todo o território visitado (imóveis) pelos Agentes. "Para a nossa satisfação e alegria, mais uma vez representamos Cedro em âmbito nacional, levando a todos uma inovação que está há cinco anos no município. Começamos com a parceria da UFC e, devido ao seu custo-benefício, à eficácia do aplicativo e à efetividade dos resultados, nós ampliamos o Programa, fizemos a aquisição dessa tecnologia para dar continuidade ao serviço dentro do município. Hoje, a tecnologia na saúde se faz cada vez mais essencial para a tomada de decisões mais rápidas e, assim, desenvolvermos um trabalho com mais qualidade de vida para as pessoas", conclui a secretária Norma Marques.
Em anos anteriores, o Programa "Aedes em foco", além da implementação do aplicativo no cotidiano dos profissionais de saúde, atuava com ações de brigada, educação em saúde e promoção de políticas de combate ao mosquito Aedes aegypti.