Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas
A gestão municipal, sempre pensando no bem-estar na nossa gente, está promovendo uma parceria, por meio da Secretaria de Assistência Social, com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE Campus Cedro), para que os idosos que participam dos grupos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I e II) tenham experiências com a tecnologia e a prática de atividades físicas, auxiliados por professores. O projeto "Caminhos digitais" foi iniciado na segunda-feira (15/04) e promoverá a inclusão digital e melhoria da saúde por meio da educação física.
"Demos início a uma parceria com o Instituto Federal para o projeto Caminhos Digitais que atenderá vários idosos acompanhados pelos CRAS durante os próximos 3 meses. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o uso do smartphone e do computador. Vimos nesse lançamento que os idosos têm grande interesse e felicidade em participar, em abrir os horizontes, em melhorar essa comunicação digital", comentou a Secretária de Assistência Social, Luciana Vieira.
O professor Mário Sérgio falou mais detalhes sobre o objetivo da ação. "Realizar a inclusão digital de idosos e trabalhar a educação física é o nosso objetivo, trabalhando a parte de aplicativos que podem ajudar no o entretenimento e que podem ajudar idosos, porque a solidão é um dos problemas mais sérios que que os idosos enfrentam e a tecnologia pode auxiliar para que eles interajam mais, um outro problema são as quedas e estamos com o professor Fernando, para trabalhar nessa área de educação física".
Fui, participei e amei!
"É um prazer muito grande esse momento; quero agradecer à Secretaria de Assistência por essa parceria com o IFCE, porque isso é muito importante para os idosos, para sairmos do isolamento, principalmente quem mora sozinha. A gente está aqui para aprender e esse é o meu interesse. No computador eu não sei mexer, eu já fiz até um curso, mas faz tempo, e devido a não ter um computador em casa foi tudo por água abaixo. No celular, eu sei mexer em alguma coisa, mas eu quero aprender mais ainda, tudo que eu sei eu acho pouco e quero buscar mais. Se Deus quiser, Ele me dará forças para não faltar nenhum dia". - Alvenir Alencar Costa
"Estou aqui para aprender mais um pouco sobre o celular. Eu já sei o básico, mas pretendo aprender mais com esse curso. Estou gostando e adorei o convite e vim fazer parte com minhas colegas do grupo de idosos, recebendo todo o suporte, numa sala muito confortável, excelente, recebendo todo o suporte dos professores que são muito legais eles explicam muito bem". - Maria Rosimar.