Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado
A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) inicia a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2024, que acontece no estado em uma única etapa, de forma emergencial. Os produtores terão até o próximo dia 30 de abril para comprarem a vacina nas revendas autorizadas. No município de Cedro, o lançamento será na fazenda Exu, de propriedade do Dr. Francisco José Pierre; a solenidade contará com a presença do prefeito Joãozinho de Titico, da secretária do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará, Ana Teresa Barbosa de Carvalho, agropecuaristas, amigos e demais autoridades.
O prefeito Joãozinho reforça o convite aos agropecuaristas locais e explica que essa etapa de vacinação de bovinos e bubalinos de todas as idades é por demais importante. "A Adagri, em parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado, vem aqui fazer o lançamento da Campanha Contra a Febre Aftosa dada a importância que tem. Fundamental é a participação dos agropecuaristas nessa luta, para que tenhamos uma zona de comercialização livre entre os estados. É a saúde do nosso rebanho acima de tudo. Precisamos de produtos de bovinos e bubalinos saudáveis em nossas mesas".
O governador Elmano de Freitas foi enfático ao pedir a adesão dos produtores rurais do Ceará à Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa. "Queridos agricultores familiares, produtores rurais de rebanho bovino, nós temos um grande desafio nas próximas semanas. Estive com o Ministro da Agricultura para uma articulação contra a febre aftosa no estado do Ceará, de maneira antecipada. Temos até 30 de abrilpara comprarmos as vacinas e até 15 de maio para que os produtores declarem junto a Adagri a vacinação do rebanho. A meta é atingir ao menos 90% do rebanho bovino do estado vacinado".
O governador informou ainda que o Governo Federal vai apresentar à OMS (Organização Mundial de Saúde) o estado do Ceará como livre de febre aftosa sem vacinação, ou seja, alcançando a meta estabelecida e executando as medidas ora tomadas, a campanha de vacinação de 2024 será a última dos produtores rurais em relação ao seu rebanho bovino. "Teremos o certificado internacional de que o Ceará é um estado sem febre aftosa, livre, sem precisar de mais nenhuma vacinação pelos próximos anos. Por isso o meu apelo aos agricultores familiares e produtores rurais: nessas poucas semanas que temos, vamos garantir a vacinação de 90% do rebanho".
Parceiros da Campanha
Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e Secretarias de Agricultura municipais.
SERVIÇO
Lançamento da Campanha contra a Febre Aftosa em Cedro
Dia: 17 de abril de 2024
Local: Fazenda Exu (proprietário, Dr. Pierre)
Hora: 8h