Cadastro e atualização de dados são realizados exclusivamente de forma presencial. Beneficiários nunca devem clicar em links enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp
Infelizmente, ainda convivemos em uma sociedade com pessoas de má índole que buscam enganar cidadãos, principalmente os mais humildes, em benefício próprio. Por isso, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, alerta a população sobre uma tentativa de fraude, envolvendo a disseminação de mensagens de texto (SMS) falsas sobre atualização cadastral do Programa Bolsa Família.
O aviso foi divulgado nacionalmente por informe do Cadastro Único nº 28, de 20 de março de 2024, enviado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Beneficiários estão recebendo mensagens solicitando que cliquem em um link para realizar uma suposta atualização cadastral do programa, visando a evitar a suspensão do benefício.
O Ministério da Cidadania, responsável pelo programa, reforça que não realiza atualizações ou solicitações de dados por meio de mensagens de texto ou e-mails. As mensagens suspeitas podem ser denunciadas no Disque Social, através do telefone 121.
"Os inscritos no cadastro único e beneficiários do programa Bolsa Família têm recebido mensagens falsas para atualização dos dados por meio de links enviados por SMS ou mensagens de WhatsApp. Não cliquem nesses links, pois a inscrição e atualização no Cadastro Único são feitas exclusivamente de forma presencial nos municípios em que as famílias residem. Em Cedro, o atendimento acontece no posto do Cadastro Único, próximo a Secretaria Municipal de Saúde, localizado na rua Tabelião Raimundo dos Santos, 260, bairro de Fátima, das 7h às 11he de 13h às 17h horas", informou o Coordenador do Cadastro Único de Cedro, Marcelo Martins.
O que dizem as mensagens falsas?
As mensagens falsas informam que caso o cidadão não atualize o cadastro único pela internet corre o risco de perder os benefícios sociais do governo federal, estadual ou municipal.