Ação acontece nas escolas públicas de Cedro com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população
Informar e vacinar são ações fundamentais para promover a saúde de nossa gente. Por isso, a Prefeitura de Cedro, por meio das Secretarias de Educação e Saúde iniciou, nas escolas públicas de Cedro, nesta semana, ações para atualização da caderneta de vacinação e prevenção ao mosquito Aedes aegypti. A campanha se estenderá até o final do mês de março. A intervenção tem a parceria da Coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE) e da Coordenação de Imunização.
"Vamos levar vacina e conscientização para os jovens de 9 a 14 anos em toda a rede municipal, tanto na sede como na zona rural. Essa parceria entre as secretarias é muito importante para que os dados vacinais fiquem atualizados e os jovens sejam imunizados. Estamos felizes com a recepção das escolas e participação dos alunos. Agradeço a parceria da Coordenação de Imunização, da Secretaria de Saúde e do prefeito Joãozinho de Titico por todo o apoio e colaboração", enfatizou o Coordenador do Programa Saúde na Escola (PSE-Saúde), Francedilson Lima.
A Coordenadora da Imunização em Cedro, Thamires Sarah, falou sobre a atuação nas escolas. "Iniciamos mais um programa de vacinação em parceria com o PSE para atualização das cadernetas das crianças e dos adolescentes de 9 a 14 anos nas escolas do município. Essa semana estaremos em várias delas: Gabriel Diniz, Obi Diniz, Antonieta Jucá Marques e Celso Alves de Araújo, colocando em dia a vacinação desse grupo com as vacinas HPV e a CWY. O objetivo é levar a saúde para mais perto dos adolescentes da escola".
O Coordenador do PSE-Saúde Francedilson Lima também falou sobre as ações relacionadas ao combate ao Aedes aegypti e do aplicativo Aedes em Foco. "Iniciamos a campanha de conscientização e enfrentamento ao mosquito da dengue, parceria do PSE com o setor de endemias, realizando rodas de conversas, apresentações e palestras com os alunos, além de utilizar o aplicativo Aedes em Foco. O objetivo é conscientizar os jovens sobre o combate ao mosquito da dengue para eliminarmos todo tipo de focos, nas escolas, casas, ruas, bairros e vizinhos".