Limpeza é fundamental para evitar proliferação do mosquito Aedes aegypti
A gestão municipal está atuando fortemente para evitar casos de dengue, zika e chikungunya. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, reforçou as medidas de limpeza das ruas, com coleta de lixo, a colocação de placas de advertências. Em parceria com a Secretaria de Saúde, a pasta trabalha o combate aos focos do Aedes aegypti. A conscientização e a participação da população é primordial para evitar o avanço destas e de outras doenças.
De acordo com a Coordenação da Vigilância em Saúde de Cedro, na terça-feira (12/03), dois casos, um no bairro Fátima e outro na comunidade de Mundo Novo, no distrito de Várzea da Conceição, foram notificados e encaminhados para análise de exame.
"Toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente vem trabalhando incansavelmente para manter a cidade limpa com capinação, poda, coleta de lixo. Pedimos a colaboração da população, mas ainda temos gente que inadvertidamente limpa quintais, faz obras e descarta entulhos e lixo em local inapropriado. É lamentável. Colocamos placas mas as pessoas, de propósito, jogam lixo embaixo das placas", comentou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dudu de Chico Morais.
O secretário também faz um apelo relacionado à saúde da população cedrense. "Que a população fique atenta ao descarte incorreto, principalmente de sacolas, copos, garrafas e outros recipientes. Esse tipo de lixo é forte contribuinte para a proliferação do mosquito da dengue. Estamos, em parceria com a Secretaria de Saúde, atuando para conter casos de dengue, zika e chikungunya".