Importância do cuidado com a boca, higienização e alimentação adequadas são temas levados para a população
Um sorriso largo e completo de dentes não mostra só a felicidade, mas também representa o cuidado com a saúde. Por isso, a prefeitura de Cedro realiza ações importantes para a saúde bucal da população. No dia 20 de março será celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal e o tema será debatido com encontros, palestras e ações educativas com os moradores que fazem parte da Unidade Básica de Saúde Assunção.
Uma equipe formada por um dentista e demais profissionais dos postos de saúde abordarão temas como: cárie dentária, influência da má alimentação no surgimento de doenças bucais, importância da higienização correta dos dentes e patologias que afetam a boca.
De acordo com dados recentes divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foram registrados 30,7 milhões de beneficiários em planos exclusivamente odontológicos em janeiro de 2023, confirmando o crescimento contínuo no número de beneficiários nesse segmento desde abril de 2020.
"No dia 20 de março celebramos o Dia Mundial da Saúde Bucal. Para se ter uma boa saúde bucal o idoso até o final da sua vida tem que ter 20 dentes naturais. As crianças devem possuir 20 dentes de leite e um adulto deve ter 32 dentes saudáveis, com zero cárie, 90% da população brasileira sofre com algum problema bucal, o principal é a cárie dentária. Com a ampliação do SUS hoje existem 24 mil equipes de saúde bucal e 1120 CEOs em todo o Brasil e a procura pelos serviços odontológicos tem aumentado, ocasionando a redução dessas doenças bucais, além da reversão das extrações para tratamentos restauradores", informou a cirurgiã dentista, Daniela Rabelo.
A profissional da saúde reforça a necessidade da prevenção. "Essas doenças causam desconforto, dor, isolamento social, perda da autoestima e, muitas vezes, outros problemas de saúde. A maioria das condições de saúde bucal são evitáveis e podem ser tratadas no estágio inicial. Os problemas bucais têm relação direta com fumo, álcool e a má alimentação, os mais comuns são cáries, lesões, aftas, mau hálito, boca seca, gengivite, placa bacteriana, tártaro e câncer de boca. A prevenção e eliminação da placa com escovação, uso de fio dental e limpeza da língua com raspadores, evitar o excesso de açúcares, evitar problemas com prótese mal adaptada e realizar o autoexame bucal. Lesões com mais de 14 precisam ser investigadas, mas a principal prevenção é ir ao dentista regularmente".