Postos de saúde da sede e da zona rural já estão vacinando
A saúde do povo de Cedro é prioridade. Em parceria com os Governos do Estado e Federal, o município iniciou nesta terça-feira (12/03), em todos os postos de saúde, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. A meta no Ceará é vacinar 90% do grupo prioritário. A antecipação faz parte de uma estratégia nacional para reduzir a circulação do vírus causador da doença e foi anunciada anteriormente pelo Ministério da Saúde.
Conforme o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização (PNI), Eder Gatti, o Brasil registra um aumento de casos de dengue, que tem um quadro clínico parecido com o da gripe. Nesse contexto, antecipar a vacinação da influenza é importante para "diminuir a confusão" sobre os sintomas.
"Recebemos as vacinas e distribuímos em todas as nossas unidades básicas de saúde. É importante que os grupos prioritários procurem suas unidades de saúde, seu agente comunitário de saúde para maiores informações e que possam receber a vacinação da influenza, sendo imunizados contra suas cepas", informou a secretária de Saúde, Norma Marques.
A Coordenadora de Imunização de Cedro, Thamires Sarah, reforça a importância da vacinação para os grupos prioritários. "As vacinas chegaram na segunda-feira e foram disponibilizadas nesta terça-feira em todas as unidades nas sedes urbana e rural. Se você está nos grupos prioritários, procure os PSFs entre 7h e 17 e qualquer dúvida procure seu agente de saúde ou enfermeiro da Unidade Básica de Saúde"
Quem são os grupos prioritários
- Crianças com mais de 6 meses e menores de 6 anos
- Trabalhadores da saúde;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Professores do ensino básico e superior;
- Idosos de 60 anos ou mais;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais de segurança e forças armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou em condições clínicas especiais, independentemente da idade;
- Pessoas com deficiências permanentes;
- Caminhoneiros;
- Motoristas;
- População privada de liberdade;
- Funcionários que atuam com a população privada de liberdade.