Cada beneficiada receberá 40 absorventes para uso em dois ciclos menstruais
Cuidar das pessoas, especial aquelas que estão em situação de vulnerabilidade, é parte determinan das ações de saúde. nesse sentido, o Governo Federal está disponibilizando absorventes gratuitos para a população. A ação é parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual. Ao todo, mais de 31 mil farmácias foram credenciadas em todo o Brasil para distribuir o item de higiene ao público que tem direito ao benefício. Em Cedro, até o fechamento desta matéria, nenhuma farmácia estava habilitada para retirada do benefício.
"Para receber os absorventes, basta procurar uma farmácia credenciada e apresentar a autorização do Programa Dignidade Menstrual em formato digital ou impresso, que é gerada via aplicativo ou site do Meu SUS Digital. Cada autorização vale por seis meses", esclarece o Coordenador do Cadastro Único em Cedro, Marcelo Martins.
O que é o Programa Dignidade Menstrual
Iniciativa do Governo Federal, prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos nas farmácias credenciadas pelo programa Farmácia Popular do Brasil. Cada pessoa tem o direito a 40 unidades para utilizar durante dois ciclos menstruais. A retirada dos absorventes para menores de dezesseis anos deve ser feita por responsável legal.
A emissão de autorização para retirada de absorventes será feita exclusivamente por meio do meu SUS digital (site ou APP). Ao acessar o site ou APP, se a pessoa estiver dentro dos critérios do programa, aparecerá na tela o campo 'emitir autorização'. Ao clicar nessa opção, a autorização que deve ser levada à farmácia popular será emitida. Para maiores informações, ligue 136 e acesse o Disque Saúde.
Quem tem direito
Pessoas com idade entre 10 e 49 anos de idade (considerada como idade fértil) e que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.
Além disso, é necessário estar em uma das seguintes situações:
- Estar em situação de vulnerabilidade social extrema (renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa);
- Ser estudante da rede pública de ensino e de baixa renda (meio salário mínimo);
- Estar em situação de rua.
Como retirar o absorvente gratuito
- Apresentar a autorização emitida no aplicativo Meu SUS digital; <https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/seidigi/meu-sus-digital> ;
- Levar documento de identidade com foto e CPF.
Os que tiverem dificuldade em gerar o documento, podem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou equipamentos da Assistência Social, como os Centros de Referência em Assistência Social (Cras).