NOTÍCIAS

07-MAR-2024

Cedro contará com creche e ônibus escolar pelo Novo PAC Seleções

Ação do Governo Federal beneficiará municípios de todo o Brasil

#Agenda 07 DE MARÇO DE 2024

Investir em educação é investir no futuro, por isso, a prefeitura de Cedro busca parcerias com os governos Estadual e Federal para ampliar a qualidade da educação. E a boa notícia foi o anúncio realizado em Brasília, na quinta-feira (07/03), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que contempla Cedro na primeira leva de projetos aprovados pelo PAC Seleções, braço do Programa de Aceleração do Crescimento destinado ao acolhimento de propostas enviadas por Municípios e Estados. Cedro receberá a construção de uma creche e também a aquisição de um ônibus escolar.

"Uma excelente notícia para a educação do município. Apresentamos algumas propostas junto ao Governo Federal e fomos beneficiados com mais uma creche e também um ônibus. Essa ação é importante para continuarmos melhorando a qualidade da educação. O Governo Federal recebeu nossa demanda através do presidente Lula, do ministro Camilo Santana e da senadora Augusta Brito e fomos atendidos por meio do PAC Seleções", comemorou o prefeito Joãozinho de Titico.


A secretária de Educação, Regina Calvalcante, comentou sobre a importância deste momento. "Cedro vem desenvolvendo um trabalho para melhoria da qualidade da educação e o prefeito Joãozinho não tem medido esforços para que isso aconteça. Ano passado alimentamos os sistemas do PAC visualizando a possibilidade de uma escola em tempo integral e de uma creche. Devido ao aumento do número de matrículas fomos contemplados com essa creche e com o ônibus para aumentar a frota".


Regina também falou sobre a contratação temporária de professores para atender às creches de Cedro. "Com o aumento da demanda também tivemos a necessidade da ampliação do quadro de professores no município. Por isso, realizamos uma seleção simplificada para atender às demandas e suprir o quadro de professores de acordo com a necessidade. No dia 11 será homologada essa seleção e estaremos colocando os profissionais de educação para realizar um atendimento de excelência nas nossas escolas".


A fala dos parceiros do Governo Federal e Estadual

O presidente Lula ressaltou os critérios para distribuição dos benefícios federais. "Nosso critério é olhar o mapa do estado e ver qual é o vazio educacional para que possamos completar naquela região, evitando que as obras sigam apenas para regiões que tem alguém mais importante e mais influente. Esse critério do PAC seleções é uma novidade extraordinária que possibilita premiar um conjunto de prefeituras com determinadas obras".


O ministro Camilo Santana destacou que as obras vão acontecer em todo país na área da Educação. "Foram 685 obras de escolas de tempo integral para o país nessa primeira etapa. O Ceará foi contemplado com 55, investimento de R$ 450 milhões. Das escolas cearenses foram 4 para o Governo do Estado e o restante para os municípios. Uma estratégia conectada com a ampliação do tempo integral. No Brasil serão 1.177 creches para o Brasil, sendo 78 creches para os municípios cearenses ampliarem as vagas de matrículas. Além disso, foram 1.500 ônibus escolares e 113 para os cearenses, um para cada município que participou da seleção".


O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou a parceria do Governo Federal com o Estado do Ceará e seus municípios. "Teremos 78 creches novas no Ceará, a nossa parceria com os municípios é intensa e permanece. Ano passado foram mais de 100 centros de educação infantil conveniados com os municípios que estão em obras. Junto com estas obras que o ministério acaba de anunciar teremos uma rede de educação infantil em regime de parceria. Quando o Ministro Camilo era governador isso não foi possível, mas agora estamos dando as mãos para alcançar o objetivo de disponibilizarmos uma escola de qualidade para os seus filhos".


 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 4 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 4 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 9 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 9 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 11 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito