O trabalho de conscientização faz parte do plano municipal de combate às arboviroses
Foto: Marciel Bezerra
Combater o mosquito Aedes aegypti é promover saúde para a população, por isso, a prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Saúde, realizará na quinta-feira (29/02) uma ação de conscientização com habitantes do bairro Pega Avoante. Os moradores serão sensibilizados quanto aos cuidados necessários e checagem de focos do mosquito. A atividade contará com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e Agentes de Combate às Endemias (ACE).
Na plataforma IntegraSUS do Governo do Ceará, o município de Cedro, em 2024, conta apenas com dois casos notificados e nenhum confirmado para Dengue. Não houverem registros, notificações ou confirmações de casos de Zika e chikungunya. Para manter essa situação, além das ações de prevenção junto aos profissionais de saúde, as demais secretarias desempenham papel fundamental para conscientização da população que é parte importante na luta contra o mosquito e as doenças transmitidas por ele.
"No momento não temos nenhum caso confirmado, mas já estamos realizando ações estratégicas para prevenção das arboviroses, iremos realizar a conscientização em alguns quarteirões do bairro Pega Avoante. Caso você sinta algum sintoma ou conheça alguém que apresente sintomas, procure o médico de sua Unidade Básica de Saúde para realizar os exames para que, se porventura, houverem casos, possamos realizar os bloqueios", informou a Supervisora de Vigilância em Saúde de Cedro, Karol Medrade.