Médico cedrense explica como a população pode se prevenir
Com a chegada do período chuvoso no Ceará, aumenta a proliferação de moscas e, consequentemente, o risco da 'virose da mosca'. Essa doença pode causar diarreia, vômito, febre e outros sintomas desagradáveis. Mas não se preocupe, com alguns cuidados simples, você pode se proteger! O médico de Cedro, Dr. Rubens Júnior, explica que este período requer muitos cuidados em casa que incluem higienização das mãos e alimentos, manter sacos de lixo fechados e outras ações que ajudam a evitar o contágio.
"Quando chega esse período mais quente e chuvoso, com alteração no clima, começam a surgir as moscas e começam a aparecer diarreia e vômitos, conhecidas como a virose da mosca. Para se prevenir a população precisa manter a limpeza das mãos e banheiros com tampas e ralos fechados. Ao se alimentar ou preparar alimentos é preciso higienizar as mãos e os locais em que os alimentos são armazenados, isso inclui a higienização com água e sabão de tampa de latinhas de cerveja e refrigerante, além dos garrafões de água mineral. Estes são cuidados que também reduzem a incidência de Dengue e Covid-19", explica o Dr. Rubens Júnior.
O que é a virose da mosca?
É uma doença gastrointestinal (gastroenterite viral) que inflama o intestino ou estômago que pode causar diarreia, vômitos, febre, moleza no corpo, quebradeira. A principal causa é o excesso de moscas no ambiente e a falta de cuidado com a higiene e os principais agentes causadores são vírus, bactérias, protozoários, vermes, pois a mosca adora lixo, esgotos, alimentos e fezes e quando ela encontra ambiente propício como uma fruta ou comida exposta o alimento é contaminado.
O tratamento vai variar de caso a caso dependendo da causa da doença e da gravidade dos sintomas. Para casos leves basta uma alimentação e hidratação adequada, são dois a três dias de repouso para ficar bom. Em casos mais graves, que geralmente ocorrem nas crianças pequenas e idosos, às vezes, será necessário atendimento no hospital para hidratação na veia, inibição de vômitos e se for uma infecção mais severa o uso de antibióticos.