A ação acontece após o Ministério da Saúde incluir a vacina no Calendário Nacional de Vacinação Infantil, com início a partir do dia 1º de janeiro deste ano.
A Secretaria de Educação do Município montou um planejamento pedagógico que reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 em crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos e atua para que todas as crianças sejam imunizadas. A ação acontece após o Ministério da Saúde incluir a vacina no Calendário Nacional de Vacinação Infantil, com início a partir do dia 1º de janeiro deste ano. A imunização é essencial para proteger as crianças das formas graves da doença, que podem levar à hospitalização, inclusive em UTIs.
Estudos recentes apontam que as vacinas da Covid impactaram para a diminuição dos casos na população infantil. A vacina utilizada nessa faixa etária é a Pfizer, que é segura e eficaz para crianças a partir de seis meses. O esquema vacinal completo é composto por três doses, sendo a primeira aos seis meses, a segunda com intervalo de quatro semanas e a terceira depois de oito semanas após a segunda dose, conforme a Nota Técnica nº 118/2023.
"Realizamos encontro com diretores ecoordenadores pedagógicos e uma das pautas foi a inclusão da vacina das crianças e adolescentes no calendário letivo. Durante todo o ano sempre realizamos palestras com as famílias, apoiando a questão da prevenção, porque sabemos que o adoecimento traz prejuízo para a saúde e para a aprendizagem do aluno. Temos o Programa Saúde na Escola que tem ações voltadas para a prevenção e que realiza encontros, conversas, dialogando com os estudantes, famílias e profissionais da educação", informou a secretária de Educação, Regina Cavalcante.
Regina também fez uma breve análise da situação durante a pandemia. "Tivemos que parar as aulas presenciais e transformá-las em aulas remotas, o que trouxe vários prejuízos para aprendizagem dos nossos alunos. Sabemos que ficaram lacunas porque todos tivemos que se reinventar em relação às suas aulas, mas em 2021 realizamos a avaliação do SAEB e o resultado não foi muito ruim. Isso só foi possível por conta do compromisso e determinação dos profissionais da educação".