Ao todo, serão 2.150 quilos de feijão, 18.350 quilos de milho hibrido, 850 quilos de sorgo e 30 metros de maniva de mandioca
A Prefeitura de Cedro, parceira do Governo do Ceará, por meio do Escritório da Ematerce, recebeu nesta sexta-feira (19/1) as sementes do programa Hora de Plantar. O foco da ação será o atendimento aos produtores rurais, conforme o entendimento de cada um sobre a melhor ocasião para o plantio. Na sexta-feira (19), o prefeito Joãozinho de Titico, ao lado do gerente do escritório da Ematerce de Cedro, José André, acompanhou a chegada da carreta com as sementes ao depósito. O gestor informou que a entrega, aos presidentes de associações, começa na terça-feira (23/1); a segunda-feira (22/1) será de planejamento para a referida distribuição.
"Estamos recebendo as sementes do Programa Hora de Plantar, lançado recentemente pelo governador Elmano de Freitas na Embrapa de Barbalha. Cada produtor, em sua localidade, decidirá sobre o momento exato de fazer o plantio, em conformidade com quadra chuvosa". O gestor municipal informa que chegaram milho variedade, milho híbrido, semente de sorgo e feijão. E que Cedro entrou no rol dos municípios dispensados do pagamento do boleto do ano anterior por força do excesso de chuva, resultando no decreto de calamidade pública baixado. "Vamos pedir a Deus chuva. Mais uma vez, agradecemos ao governador Elmano de Freitas pela parceria".
José André esclarece que o município recebeu quantidade suficiente de sementes para atendimento aos produtores rurais. "A demanda para o Cedro é de 2.150 kg de feijão; 18.350 kg de milho híbrido; 859 kg de sorgo e 30 metros de maniva de mandioca. Temos um grupo de aproximadamente 65 presidentes de Associações, sintonizados conosco através do Whatsapp. Já estamos recebendo as relações das comunidades e procedendo aos levantamentos, nome por nome. Preparamos já as folhas de entrega das sementes. A Ematerce, em seu prédio, faz a distribuição das sementes diretamente aos presidentes de associações que, em suas comunidades, farão o repasse dessas sementes".
37ª edição do Hora de Plantar
O Governo do Ceará lançou, em dezembro de 2023, o Projeto Hora de Plantar Safra 2023/2024. Com investimentos de R$ 26 milhões, a iniciativa visa a beneficiar 155 mil agricultores em 182 municípios do estado. Para o período 2023/2024 as novidades são a distribuição de feijão caupi (231 toneladas), capim mombaça (3 toneladas) e algodão (10 toneladas). Também estão sendo fornecidas aos agricultores e agricultoras familiares sementes de milho híbrido (2 mil toneladas), milho variedade (500 toneladas), sorgo forrageiro (180 toneladas), mudas de cajueiro anão (500 mil), aroeira (4.445 mudas), sabiá (39.926 mudas), maniva (5mil m³ 10 milhões de mudas) e palma (2,5 milhões de raquetes).