Famílias participaram de evento no Centro Social Urbano (CSU) e receberam mais informações sobre a ação
Com o intuito de proporcionar mais alegria aos pequenos em situação de extrema vulnerabilidade atendidos pelo programa Ceará Sem Fome, parceria da gestão municipal com o Governo do Ceará, a Prefeitura de Cedro promoveu encontro para o repasse de informações e entregou na quarta-feira (17/01) os brinquedos arrecadados pela "Campanha Natal Solidário do Ceará Sem Fome". Ao todo, mais de 100 famílias cedrenses, beneficiárias do cartão "Ceará Sem Fome", receberam os objetos, e ainda ficaram por dentro das novidades do programa.
"Até o mês de dezembro, o município acompanhava 148 famílias que recebiam R$ 300,00 mensais. Como parte das ações, o Governo do Estado enviou brinquedos para as crianças de até 12 anos, destas famílias, e realizamos a entrega no CSU. Aproveitamos o momento para falar sobre as mudanças no programa, relacionadas à renda e atualizações do Cadastro Único", informou a secretária de Assistência Social, Luciana Vieira.
Luciana também falou sobre as famílias que serão excluídas. "As famílias com cadastro desatualizado serão excluídas. Em Cedro, 67 famílias estão nesta lista e serão substituídas por novas famílias. Em breve, o Governo do Estado divulgará a lista. Já identificamos algumas famílias e dialogamos positivamente com elas sobre os critérios utilizados pelo Governo do Estado para fazer essas exclusões".
Em dezembro do ano passado, a primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, e a secretária da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, participaram da entrega dos brinquedos arrecadados na campanha de Natal do programa aos municípios cearenses. Lia de Freitas falou sobre a continuidade do programa em 2024.
"Muito importante essa ação do Programa Ceará Sem Fome, junto às famílias que mais precisam e que possuem renda per capita de R$ 168. Uma notícia boa é que o nosso Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, o Ipece, fez uma avaliação e, já em seis meses, muitas pessoas saíram da linha de extrema pobreza. Então, a gente fica muito feliz de poder contribuir com essas famílias. Além disso, as cozinhas estão atendendo pessoas não estavam contempladas com o cartão para poderem receber a sua refeição completa e com qualidade, com nutrição garantida. Nesse momento, pelo menos 300 mil pessoas estão sendo atendidas pelo Programa", ressaltou a primeira-dama do estado.