Ministério da Saúde incluiu a imunização no calendário vacinal
Com a chegada das aulas, é importante que as crianças estejam protegidas contra a Covid-19. Por isso, o Ministério da Saúde incluiu a vacina contra a doença no Calendário Nacional de Vacinação Infantil, a partir de janeiro de 2024. O esquema vacinal completo para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias é composto por três doses.
Além disso, o Ministério da Saúde passou a recomendar uma dose periódica para grupos prioritários, como crianças com imunossupressão, independentemente do número de doses prévias recebidas. A vacinação é a melhor forma de proteger as crianças contra a Covid-19.
"Temos várias vacinas que são parte do calendário vacinal porque sabemos que a vacina é um meio de proteção de várias doenças e a Covid não é diferente e teremos períodos em que esse vírus terá uma transmissibilidade maior causando mais síndromes respiratórias. Por isso que o Ministério da Saúde inseriu a vacina no calendário, então é importante que os pais vacinem seus filhos para a proteção das crianças", informou a secretária de Saúde, Norma Marques.
Norma também informa que o retorno das aulas está previsto para o dia 25 de janeiro e a gestão realizará uma busca ativa para vacinação. "Ao iniciar as aulas das creches, das escolas, faremos uma busca ativa, trabalhando junto às escolas para tirar as dúvidas dos pais, levar a vacina até as creches e esperar pela adesão dos pais para que possamos passar por esses períodos de maior transmissibilidade do vírus com mais tranquilidade".