O vencedor de todas as etapas representará o Brasil em competição internacional
A prefeitura de Cedro investe em parcerias importantes para a melhoria da qualidade de vida população. Como exemplo, por meio do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (SENAC), temos o curso de cabeleireiro completo, com 400 horas/aula, com início no dia 15 de janeiro.
A qualificação possibilitará aos jovens poderem participar do evento "Competições Senac", o maiortorneio de educação profissional do comércio de bens, serviços e turismo do país, reunindo alunos e egressos do Senac de todo o Brasil, com competidores de 22 estados em 7 ocupações profissionais diferentes. Os vencedores representarão o Brasil na WorldSkills de 2024. Outras áreas também podem participar das competições.
Marcones Oliveira, supervisor pedagógico do SENAC e embaixador do projeto "Competições Senac", esclarece como funciona. "Esse projeto acontece em todas as unidades do Senac do Brasil e a sede no Ceará se mobiliza para a prospecção de jovens entre 16 e 21 anos que tenham vocação nas áreas em que ocorrem as competições".
Sobre o curso de Cabeleireiro, Marcones dá os detalhes. "Ofertamos o curso de Cabeleireiro completo somente para jovens dessa região, é totalmente gratuito. O objetivo é que a turma seja trabalhada, moldada e acompanhada pedagogicamente, preparando os alunos para representar Cedro na competição".
O curso
Inicio: 15 de janeiro
Horário: 13h às 17h
Os pilares da competição
- beleza
- gastronomia
- saúde
- estética
- recepção de hotel
- atendimentos em bares e restaurantes
As etapas do projeto
A etapa escolar prospecta jovens, cria turmas de capacitação na area vocacional, com apoio da equipe de treinadores, embaixadores, sócio-educadores, psicólogo de alta performance que irá acompanhar os jovens.
Depois será realizado um simulado e os jovens que passarem irão para a etapa regional em Fortaleza em que serão treinados para a etapa nacional, em que será disponibilizada uma bolsa de estudo para a etapa nacional na Ilha do Boi, em Vitória, no Espirito Santo, com salário e carteira assinada.
O medalhista de ouro vai concorrer na World Skill, maior competição de educação profissional do mundo. A última foi em Lion, na França, e anteriormente em Casan, na Rússia.