28-DEZ-2023

Retrospectiva2023 - Balanço positivo da secretaria de Empreendedorismo e desenvolvimento econômico

ações para apoiar os empreendedores locais, como cursos de capacitação, consultorias e parcerias com instituições financeiras para novos negócios e na geração de emprego e renda.

#RETROSPECTIVA2023 POR MACIEL BEZERRA 28 DE DEZEMBRO DE 2023

Uma ampla gama de cursos de capacitação profissional para empreendedores de Cedro foi ofertada durante todo o ano, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e com outras instituições. As capacitações abordaram diversas áreas ligadas ao empreendedorismo, gestão empresarial, vendas, marketing, saúde, alimentação, informática, entre outras; foram mais de 600 vagas em qualificação profissional na sede e nas comunidades rurais.

A gestão municipal também ofereceu consultoria empresarial para empreendedores do município. O serviço é realizado por profissionais do Sebrae e auxilia os empreendedores a desenvolverem seus negócios, melhorando a gestão, o marketing e as vendas. Em 2023, foram mais de 1.400 horas/aula, beneficiando empreendedores de diversos setores.

Através da exitosa parceria com o Sebrae, entre os dias 22 e 26 de maio, Cedro promoveu a Semana do Empreendedor. A Sala do Empreendedor de Cedro foi transferida para um espaço mais confortável, buscando atender com excelência os empreendedores locais; o espaço agora está localizado na Secretaria do Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico. O prefeito Joãozinho de Titico também se reuniu com o diretor de Administração e Finanças do SEBRAE-CE, Reginaldo Braga, para discutir desenvolvimento econômico e projetos para Cedro. No final do ano, a gestão foi agraciada com o Selo "Ouro" de Referência em Atendimento no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

A gestão tem parcerias com instituições financeiras para facilitar o acesso ao crédito para empreendedores de Cedro. A Prefeitura intermedeia a relação entre os empreendedores e as instituições financeiras, facilitando o processo de aprovação de financiamentos. Em 2023, o governo municipal intermediou a concessão de mais de R$ 1 milhão em financiamentos para empreendedores locais. Os financiamentos foram destinados a diversas atividades, como compra de equipamentos, reforma de imóveis e capital de giro.

E mais: participou do Encontro de Produtores Rurais no Sertão Central; promoveu um desfile para o encerramento do Curso de Maquiador; implementou ações de apoio à Criação de Camarão em Cativeiro e apoiou estabelecimentos que aderiram ao Cartão Ceará Sem Fome. Teve ainda a promoção mensal da Feira do Empreendedorismo e da Agricultura Familiar, com vistas ao fortalecimento da economia local e da agricultura familiar. A Expocedro contou com uma diversidade de concursos, incluindo um festival gastronômico.

Cedro se destaca por suas iniciativas proativas e parcerias estratégicas, buscando constantemente o desenvolvimento econômico e social da comunidade. As ações da Prefeitura para o empreendedorismo e a geração de emprego e renda estão contribuindo para o crescimento da economia local e a melhoria da qualidade de vida de todos.

#Agenda Hoje

Cedro amplia vacinação contra gripe para todas as faixas etárias

Para se vacinar o cidadão deverá comparecer com documentos pessoais e cartão do SUS

Comunidade de Baixio dos Patos recebe melhorias em estradas vicinais