Ao longo de 2023, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, promoveu uma série de ações para celebrar essa expressão brilhante da gente cedrense, sempre com o compromisso vital de fomentar, valorizar e disseminar as ações culturais. E isso ao longo de todo o ano.A Prefeitura promoveu o encerramento da turma 2022 do Projeto "Toque de Vida Aquarela", que ofereceu cursos de flauta e violão para crianças e adolescentes, com certificados de conclusão; no meio do ano foi iniciada a nova turma. Foi realizada uma oficina sobre a elaboração de projetos para participar do edital da Lei Paulo Gustavo, que contemplou, além da elaboração do projeto, prestação de contas e boas práticas na aplicação dos recursos financeiros. O prefeito Joãozinho de Titico se reuniu pessoalmente com artistas que desejavam participar dos editais, lançados com as inscrições de diversos artistas. A cidade também receberá recursos significativos da Lei Aldir Blanc 2, que serão destinados a artistas e grupos locais.Cedro foi representado em diversas conferências, desde as pré-conferências municipais, passando pela Conferência Municipal, com destaque para a participação na 4ª Conferência Estadual de Cultura, evidenciando o compromisso da cidade com o fortalecimento das políticas culturais no Ceará.A cidade reverenciou sua história ferroviária com um café da manhã na emblemática Estação, para comemorar o Dia Municipal do Ferroviário (20/10). Memórias ricas e histórias emocionantes dos tempos áureos dos trilhos foram compartilhadas, com destaque para o emocionante relato do ferroviário José Fernandes.Eventos como a V Cavalgada Cultural, o Festival de Violeiros na ExpoCedro e o Cedro Junino reafirmam o compromisso de Cedro em manter vivas suas tradições, envolvendo a comunidade em celebrações que valorizam a cultura local. Aconteceram, ainda, ações junto às escolas da rede municipal de ensino com atividades e apresentações para a celebração das festas juninas.Ioneide Moura, através de sua poesia, prestou uma homenagem tocante aos 103 anos de Cedro. O coletivo "Cedro em Ação" também se destacou com o espetáculo "Ubuntu - A Origem do Rincão", envolvendo talentos locais de todas as idades. A Paróquia de São João Batista, com a parceria da Prefeitura, celebrou a festa do santo padroeiro da cidade.As festividades em honra a São João Batista e a iluminação natalina de Cedro igualmente demonstram a profunda conexão da cidade com suas tradições religiosas e culturais. O Natal Iluminado de Cedro tomou conta das ruas da cidade, com o tema "Tempo de fé".As ações da Prefeitura Municipal de Cedro em 2023 evidenciam o compromisso da gestão com a valorização e a celebração da cultura da cidade. As iniciativas realizadas ao longo do ano contribuíram para a formação e a qualificação de artistas e fazedores de cultura, para a preservação do patrimônio cultural e artístico e a promoção da cultura local.
Ao longo de 2023, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, promoveu uma série de ações para celebrar essa expressão brilhante da gente cedrense, sempre com o compromisso vital de fomentar, valorizar e disseminar as ações culturais. E isso ao longo de todo o ano.
A Prefeitura promoveu o encerramento da turma 2022 do Projeto "Toque de Vida Aquarela", que ofereceu cursos de flauta e violão para crianças e adolescentes, com certificados de conclusão; no meio do ano foi iniciada a nova turma.
Foi realizada uma oficina sobre a elaboração de projetos para participar do edital da Lei Paulo Gustavo, que contemplou, além da elaboração do projeto, prestação de contas e boas práticas na aplicação dos recursos financeiros. O prefeito Joãozinho de Titico se reuniu pessoalmente com artistas que desejavam participar dos editais, lançados com as inscrições de diversos artistas. A cidade também receberá recursos significativos da Lei Aldir Blanc 2, que serão destinados a artistas e grupos locais.
Cedro foi representado em diversas conferências, desde as pré-conferências municipais, passando pela Conferência Municipal, com destaque para a participação na 4ª Conferência Estadual de Cultura, evidenciando o compromisso da cidade com o fortalecimento das políticas culturais no Ceará.
A cidade reverenciou sua história ferroviária com um café da manhã na emblemática Estação, para comemorar o Dia Municipal do Ferroviário (20/10). Memórias ricas e histórias emocionantes dos tempos áureos dos trilhos foram compartilhadas, com destaque para o emocionante relato do ferroviário José Fernandes.
Eventos como a V Cavalgada Cultural, o Festival de Violeiros na ExpoCedro e o Cedro Junino reafirmam o compromisso de Cedro em manter vivas suas tradições, envolvendo a comunidade em celebrações que valorizam a cultura local. Aconteceram, ainda, ações junto às escolas da rede municipal de ensino com atividades e apresentações para a celebração das festas juninas.
Ioneide Moura, através de sua poesia, prestou uma homenagem tocante aos 103 anos de Cedro. O coletivo "Cedro em Ação" também se destacou com o espetáculo "Ubuntu - A Origem do Rincão", envolvendo talentos locais de todas as idades. A Paróquia de São João Batista, com a parceria da Prefeitura, celebrou a festa do santo padroeiro da cidade.
As festividades em honra a São João Batista e a iluminação natalina de Cedro igualmente demonstram a profunda conexão da cidade com suas tradições religiosas e culturais. O Natal Iluminado de Cedro tomou conta das ruas da cidade, com o tema "Tempo de fé".
As ações da Prefeitura Municipal de Cedro em 2023 evidenciam o compromisso da gestão com a valorização e a celebração da cultura da cidade. As iniciativas realizadas ao longo do ano contribuíram para a formação e a qualificação de artistas e fazedores de cultura, para a preservação do patrimônio cultural e artístico e a promoção da cultura local.