Geovana Bezerra Ferreira e Nicolas da Silva Gonçalves foram, respectivamente, campeã e vice
Foto: Divulgação
Valorizar os estudantes e os profissionais da educação é fundamental para uma cidade melhor. Por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, promove diversos eventos e atividades. Entre eles, a 7ª edição do Soletrando Municipal. A cerimônia de premiação aconteceu na manhã da quinta-feira (21/12) no auditório do IFCE Campus Cedro e contou com a entrega de 20 tablets e 3 notebooks para estudantes, professores e escolas.
O objetivo geral do projeto é promover uma competição saudável, dinâmica, com foco no desenvolvimento do raciocínio lógico, do aprendizado de língua portuguesa e na proposta de formação estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que preza pela formação integral do educando para que ela atue com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões baseadas em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.
"Ficamos muito felizes porque os objetivos foram alcançados e o nível dos competidores foi muito alto. A proficiência mostra que o nível foi excelente. Gostaria de parabenizar as escolas participantes, alunos finalistas, professores da rede municipal, núcleo gestor das escolas e as técnicas da Secretaria de Educação, que organizaram o concurso. Gratidão ao prefeito Joãozinho de Titico pelo apoio e investimento na educação", comentou a secretária de Educação, Regina Cavalcante.
Com a palavra, os vencedores
A campeã foi a aluna Geovana Bezerra Ferreira, do 6º ano, da escola Francisco de Jesus Cavalcante. O vice-campeão foi o aluno Nicolas da Silva Gonçalves, do 9º ano B da escola Gabriel Diniz.
"Estou muito feliz por ser campeã da 7ª edição do projeto Soletrando, quero agradecer a toda gestão da escola, primeiramente, à minha professora Ana Paula e à minha diretora Cilene, que sempre me ajudaram ao longo desse processo". Geovana Bezerra Ferreira, 6º C, escola Francisca Jesus Cavalcante.
"Agradeço a todos que participaram e torceram por mim, a toda galera do Gabriel Diniz. Sou muito grato a todos e parabéns à pequena grande campeã do Soletrando. Foi uma conquista merecida, e ela tem grande potencial. Parabéns a todos que chegaram na final, foi muito estudo e muito empenho. Agradeço ao núcleo gestor, à Secretaria de Educação, à secretária Regina Cavalcante, à vice-prefeita Ana Nilma e ao prefeito Joãozinho de Titico". Nicolas da Silva Gonçalves, 9º ano B, escola Gabriel Diniz.
Objetivos específicos do projeto
Conscientizar os educandos sobre a importância da escrita correta como meio para ampliar seu conhecimento, facilitar sua comunicação e formar a base para o próprio processo da aprendizagem através de uma competição saudável. Respeitar o hábito da leitura e da escrita, estimular o uso da literatura no ensino de língua portuguesa, desenvolver a cognição do aluno, levando a pensar e interpretar o texto. Compreender o significado das palavras, elevar o nível de proficiência leitora dos alunos, ampliar vocabulário, propiciar o correto uso das palavras, conhecer as regras do novo acordo ortográfico e desenvolver o espírito competitivo saudável.
Os livros
Foram escolhidos dois livros. No 5º ano, o livro trabalhado foi "A Terra dos Meninos Pelados", de Graciliano Ramos, e para os alunos do 6º ao 9º ano foi o livro "Extraordinário", de R. J. Palácio.