NOTÍCIAS

23-DEZ-2023

#Retrospectiva2023 - Ações e resultados da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Cedro

Objetivo da pasta é oferecer segurança aos moradores em seu cotidiano e melhorar a qualidade de vida da população

#RETROSPECTIVA2023 POR MACIEL BEZERRA 23 DE DEZEMBRO DE 2023

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Cedro tem trabalhado arduamente para garantir um ambiente seguro e protegido para todos os cidadãos. Desde maio de 2023, várias iniciativas foram implementadas, visando ao fortalecimento da segurança pública e aestabelecimento de uma parceria eficaz com outros órgãos relacionados. As ações abrangeram o envolvimento da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN).

 

O compromisso da Secretaria é continuar trabalhando para proporcionar um ambiente mais seguro e protegido para todos os seus cidadãos, implementando medidas e estabelecendo parcerias estratégicas que fortaleçam a segurança pública na cidade. Uma destas ações foi o Plano Municipal de Segurança Pública, que estabeleceu diretrizes para a segurança pública local, aprovada pela Câmara Municipal de Cedro.

 

A pasta também assinou Termo de Adesão aos Projetos Pronasci 2 e Bolsa Formação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Esses projetos visam fortalecer a segurança pública nos municípios brasileiros. As ações resultaram em redução nos índices de criminalidade no município. Em 2023, foram registradas apenas 02 (duas) ocorrências de arrombamento a prédios públicos municipaisa população tem recebido as ações da Secretaria de Segurança Pública com satisfação. Os moradores têm elogiado o trabalho da GCM e do DEMUTRAN, durante a gestão do prefeito Joãozinho de Titico, enfatizando que os órgãos têm contribuído para a melhoria da segurança pública no município.

 

Confira os principais destaques!

Formação da Guarda Civil Municipal: Curso de Formação da Guarda Civil Municipal de Cedro, assegurando que os guardas estejam bem treinados e preparados para suas responsabilidades.

 

Padronização de Viaturas: Viatura da guarda foi envelopada nas cores padrão das Guardas Civis Municipais em todo o país, garantindo uma identidade visual uniforme.

 

Novo Fardamento: Disponibilizado um novo fardamento para os membros da Guarda, com uniformes confortáveis, resistentes e alinhados aos padrões das Guardas Civis do Brasil.

 

Plano Municipal de Segurança Pública: Criado o Plano Municipal de Segurança Pública, conforme estabelecido pela Lei 723, de 09/10/2023, no sentido de fortalecea estrutura de segurança da cidade.

 

Parcerias Estratégicas: Cedro assinou Termo de Adesão aos Projetos Pronasci 2 e Bolsa Formação, em colaboração com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ação já publicada no Diário Oficial da União.

 

Cooperação com DEMUTRAN: A Secretaria de Segurança Pública assinou um Termo de Cooperação entre DEMUTRAN e Guarda Civil Municipal, fortalecendo a atuação conjunta no patrulhamento preventivo e ostensivo para fiscalização do trânsito em Cedro.

 

Municipalização do DEMUTRAN: A municipalização do DEMUTRAN foi efetivada, incluindo autuações de infrações pelos agentes de trânsito, garantindo maior controle e eficácia na gestão do trânsito local.

 

Programa Calçada Livre: O Programa Calçada Livre foi implantado, visando garantir espaços públicos mais acessíveis e seguros para pedestres.

 

Atividades do DEMUTRAN

O DEMUTRAN realizou uma série de ações educativas, blitzes e palestras ao longo do ano, com foco na conscientização sobre o trânsito seguro, envolvendo escolas, comunidades e outras entidades. Além de atividades de fiscalização do trânsito, iniciou as autuações de infrações, por meio do convênio com o DETRAN, que possibilitou a emissão de multas.

 

Atividades da Guarda Civil Municipal

A Guarda Civil Municipal esteve ativamente envolvida na segurança pública, realizando rondas, apoiando eventos locais e trabalhando em conjunto com outros órgãos, para garantir a proteção da comunidade de Cedro. Foram diversas atividades de patrulhamento preventivo e ostensivo, com foco na segurança da população e do patrimônio público. A GCM também participou de eventos públicos, como a Festa do Padroeiro de Cedro (São João Batista), a EXPOCEDRO/2023, o Chitão e a Festa do Padroeiro do distrito de Várzea da Conceição.

 

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Hoje

Cedro amplia vacinação contra gripe para todas as faixas etárias

Para se vacinar o cidadão deverá comparecer com documentos pessoais e cartão do SUS

#Agenda Há 1 dia(s)

Prazo para vacinação contra a Febre Aftosa termina dia 30 de abril

A declaração da vacinação deve ser realizada até o dia 15 de maio

#Agenda Há 2 dia(s)

Iniciadas castrações pelo projeto municipal “Proteção Animal”

Cães e gatos considerados aptos para o procedimento já começaram a ser atendidos

#Agenda Há 2 dia(s)

Produtores rurais que participaram da Feira da Agricultura Familiar recebem certificados

Ação de reconhecimento contou com a presença do prefeito Joãozinho de Titico

#Agenda Há 4 dia(s)

Cedro participa do 3º Encontro do Sistema Estadual de Cultura

Ao todo, quase R$ 800 milhões serão destinados para o setor cultural no Ceará

#Agenda Há 4 dia(s)

Cedro conta com campos experimentais para retomada da produção de algodão

Projeto garante valor mínimo de R$ 48,00 para compra da produção

#Agenda Há 4 dia(s)

Secretaria de Saúde faz balanço do mutirão das consultas no castramóvel em Cedro

Mais de 100 animais passaram por consultas e exames totalmente gratuitos

#Agenda Há 5 dia(s)

Estudantes cedrenses participam da Semana Saúde na Escola

Por orientação do Ministério da Saúde, as ações foram realizadas por mais de 3 meses

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito