Encontro na capital federal conta com representante do Conselho Municipal de Saúde
O cuidado com a saúde é uma das principais bandeiras da gestão do Prefeito Joãozinho de Titico. Em Cedro, é cuidado prioritário. Por isso, a Prefeitura de Cedro apoiou a Conferência Municipal de Saúde Mental, além da participação de Cedro na Conferência Estadual. Como resultado, o município também enviou um representante para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental Domingos Sávio (CNSM), que acontece em Brasília de 11 a 14 de dezembro.
O encontro tem como tema "A política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS". A convocação da Conferência aconteceu pela Resolução CNS nº 652, de 14 de dezembro de 2020, mas por uma série de intercorrências o encontro só pode ser realizado neste ano.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, falou sobre a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental que acontece em Brasília. "Quero agradecer a todos que aqui estão e que participaram desse esforço coletivo lindo. Estamos construindo nosso Sistema Único de Saúde e implementando a política de saúde mental, com toda base legal, em torno do movimento por uma saúde mental democrática, isso é democracia".
Representando o Conselho Municipal de Saúde, a fisioterapeuta Silvana Carlos destaca as pautas debatidas. "Estou como delegada representando o Cedro no segmento de trabalhador da saúde e como controle social, fazendo parte de uma delegação de 56 delegados do Ceará. Estou muito feliz em participar dessa Conferência, todos buscando o mesmo objetivo, com o apoio na fala da ministra da saúde, que firmou o compromisso com a aprovação das propostas que nasceram das conferências municipais. Gratidão a gestão municipal, à Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde por proporcionar este momento".