O evento, na próxima sexta-feira, dia 15 de dezembro, no CSU, é uma parceria da Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Educação, com o SEBRAE
A secretária de Educação Regina Cavalcante esclarece que a Educação Empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental local é um incentivo aos alunos para que busquem o autoconhecimento, novos aprendizados e o espírito de coletividade. A ideia do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiro Passos) é fazer com que a educação atue na transformação desse sujeito e o incentive à quebra de paradigma, ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores. Para a secretária, a visão do Sebrae vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco: aprender a conhecer (adquirir os instrumentos); aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Oportunidade e inovação
"Dessa forma, o JEPP favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que ele está inserido reconhece que suas contribuições são importantes e valorizadas", explica Regina, que afirma que com a proposta pedagógica do JEPE, para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente de aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar ao seu redor oportunidades e inovações mesmo em situações desafiadoras.
Os diversos projetos
O JEPE será implantado em todas as turmas de todas as séries do ensino fundamental do município, do 1º ao 9º ano. No 1º ano, o projeto trabalhado é Descobertas empreendedoras no jardim sensorial; no 2º, Descobrindo o alimento e temperos naturais; no 3º ano, é Pequenos brinquedos ecológicos'; no 4º ano, o projeto é Produções culturais criativas'; no 5º, Sabores e cores regionais'; no 6º ano, o projeto é o Soluções sustentáveis'; no 7º ano, Robótica empreendedora'; no 8º ano, Tecnologias digitais e soluções empreendedoras'; no 9º ano, é o projeto Geração empreendedora'.
O município de Cedro aderiu a proposta do JEPE desde o ano de 2022, em todas as escolas da rede municipal, com vistas ao pensamento e ao desenvolvimento das competências e habilidades no empreendedorismo dos estudantes. Regina Cavalcante explica que ao final do curso será a realizada uma culminância, que tem por ponto alto a "Feira do JEPE", onde todas as escolas apresentam o material construído por seus estudantes. "Assim, convidamos a comunidade cedrense para a nossa Feira, na sexta-feira (15/12), a partir das 18 horas, no CSU. Teremos muita comida típica, artesanato, jardim sensorial, brinquedos ecológicos".
Agradecimentos
"Ao Sebrae, pela parceria; à coordenadora do projeto, a Regilânia, gratidão pela excelente condução do trabalho junto às escolas; aos professores envolvidos, pelo compromisso e pela competência no desenvolvimento das oficinas com os estudantes; à gestão das escolas pelo apoio; aos professores; à gestão municipal, na pessoa do nosso querido prefeito Joãozinho de Titico e da vice Ana Nilma, pelo apoio, investimento e incentivo na apresentação dos projetos. Enfim, compareçam à Feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos do nosso município".