11-DEZ-2023

Cedro alerta para dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19

A forma mais efetiva de prevenção contra a doença é a vacinação

#COVID-19 POR MACIEL BEZERRA 11 DE DEZEMBRO DE 2023

Foto: Divulgação

O cuidado com a saúde do povo cedrense é constante. A gestão do prefeito Joãozinho de Titico, por meio da Secretaria de Saúde de Cedro, alerta para a importância da dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19. O aviso ocorre em meio a um surto de casos da doença no estado. Sw acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), duas subvariantes da ômicron, até então inéditas no Brasil, podem ser as responsáveis pelo aumento dos casos no estado. As subvariantes JN.1 e BA.2.86.1 foram identificadas em outros países, mas pela primeira vez foram encontradas em circulação no Ceará. A dose de reforço da vacina bivalente é recomendada para todas as pessoas acima de 18 anos, com intervalo mínimo de quatro meses da última dose. A vacina é mais eficaz na proteção contra as subvariantes da ômicron.

A vacinação em Cedro é realizada em todos os postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. A Prefeitura utilizou as redes sociais para esclarecer sobre os cuidados fundamentais e ressaltou a importância da atualização da caderneta. Além disso, caso algum morador esteja com sintomas gripais, deve procurar o Posto de Saúde para realização de teste de Covid-19.

O secretário executivo de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), Antônio Lima Neto, comentou as novas diretrizes do Ministério da Saúde e reforçou a importância da vacinação. "O Ministério passou a recomendação de que idosos vacinados há mais de seis meses com a bivalente já podem tomar o reforço, isso é importante porque esse grupo, normalmente, tem a imunidade mais frágil. O reforço ajuda na produção de anticorpos e na prevenção de complicações e mortes. Além disso, receberemos uma remessa adicional de vacinas para o Ceará de todas as vacinas contra a Covid-19".

A secretária de Saúde de Cedro, Norma Marques, falou sobre o aumento do número de casos e orientou a população. "Os boletins epidemiológicos mostram a crescente de uma variante do vírus que causou um aumento dos casos de Covid-19, que estavam praticamente zerados. Em Cedro, também identificamos pessoas com sintomas característicos de covid. É importante ficar atento aos sintomas e a orientação é procurar uma unidade básica de saúde para orientação de um profissional, realização de testagem e avaliação da caderneta de vacinação. Alguns ainda não tomaram a última dose ou a dose de reforço".

Cedro amplia vacinação contra gripe para todas as faixas etárias

Para se vacinar o cidadão deverá comparecer com documentos pessoais e cartão do SUS

Comunidade de Baixio dos Patos recebe melhorias em estradas vicinais

Outras localidades também estão recebendo intervenções