O novo espaço fica na Rua Vereador Alves Diniz, no 35, no Bairro de Fátima, e contará com equipe multiprofissional para acolher, ofertar terapias e consultas de mais
Foto: MArciel Bezerra
A Prefeitura de Cedro, avançando cada vez mais na saúde da população, lança serviço inédito na rede pública, por meio de uma ação voltada ao atendimento a crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi inaugurado na noite da quarta-feira (29/11) o Instituto Mão Amiga, um centro de atendimento integrado em saúde para cuidar das crianças autistas do município. A solenidade contou com a presença do prefeito Joãozinho de Titico, da primeira-dama Cláudia Dionízio, da vice Ana Nilma, da secretária de Saúde Norma Marques, de vereadores, demais autoridades e representantes do.
Joãozinho de Titico reforçou seu compromisso em avançar nas políticas públicas de saúde. Agora, especificamente, com o atendimento a crianças com esse tipo de diagnóstico, uma intervenção merecedora de toda atenção, carinho e cuidado da parte do governo municipal. "Momento de muita alegria para todos nós. Estamos inaugurando a unidade do Instituto Mão Amiga, que fará o acolhimento de todos que dele precisem. Com recursos próprios do município, estamos investindo no atendimento à criança com Transtorno de Espectro Autista". O prefeito parabeniza os profissionais da Secretaria de Saúde, em nome da secretária Norma Marques, e aqueles que trabalharão na unidade. "A você cedrense, que é pai e que é mãe, saiba que esse equipamento foi pensado para proporcionar o melhor atendimento aos seus filhos".
Norma Marques esclarece que os atendimentos serão iniciados na próxima semana, a equipe está preparada para acolher da melhor forma possíveis as crianças e as mamães. "Mais importante que inaugurá-lo é saber que, a partir de segunda-feira, 4 de dezembro, toda a equipe do Instituto Mão Amiga passará a funcionar. Já entrei em contato com cada papai e cada mãe, temos os cadastros das crianças. O trabalho está só começando, teremos várias terapias semanais, pois a continuidade delas faz a diferença na qualidade de vida das crianças, em função do convívio delas na escola e dentro dos seus lares". A secretaria de Saúde ressalta a importância do acolhimento das famílias, com o Instituto começando a integração com as crianças, para que conheçam melhor o espaço e seja uma triagem e decidir sobre qual conduta adotar. "Obrigado, prefeito, pela sensibilidade a essa causa".
Mães feliz!
Muitas delas vieram prestigiar a solenidade de inauguração do Mão Amiga com seus filhos. As mães externaram a alegria de contar com esse modelo de atendimento na cidade. "Me chamo Robervânia, sou a mãe do Renan. Agradeço Deus, primeiramente e, em segundo lugar, ao prefeito de Cedro, à secretária de Saúde e aos vereadores por nos proporcionarem esse momento. Estou muito feliz, foram muitos anos de espera por esse momento. A palavra de hoje é gratidão, pois quem é mãe de autista sabe das dificuldades enfrentadas. Felizmente estamos avançando." Outras duas mães usuárias do serviço pronunciaram:
- "Meu nome é Neuda, moro na zona urbana do município. Esse tipo de atendimento é maravilhoso para nós, pois não precisamos mais sair daqui para o Icó"
"Sou Sara Daiane, tenho uma criança de espectro autista. Estou muito feliz, emocionada. Quero parabenizar o prefeito Joãozinho de Titico e a secretária Norma. Felizes por sabermos que não precisamos mais sair de uma cidade para outra e tratar de nossos filhos".
A prefeitura realizou um processo licitatório e foi contratado o Instituto Mão Amiga, que estará prestando serviços à comunidade através de uma equipe multiprofissional.