Prefeitura municipal é parceira do sistema FAEC/Senar e Sebrae para apoiar os criadores do município
Foto: Marcos Rodeigues
Colaborar com os produtores rurais cedrenses para o desenvolvimento com o melhoramento da genética do rebanho leiteiro promove inúmeros benefícios a toda a população de Cedro. Assim pensando, a Prefeitura Municipal promoveu na terça-feira (21/11), no auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac), o lançamento do Projeto de Fertilização in Vitro (FIV) do Ceará, desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com o Sebrae Ceará.
O objetivo é apoiar produtores rurais do município com o melhoramento genético do rebanho leiteiro. Por meio da fertilização in vitro, é possível gerar um número maior de embriões com alto valor genético, o que representa redução dos custos do processo de prenhez e aumento do número de matrizes utilizadas como receptoras.
O prefeito Joãozinho de Titico agradeceu as parcerias que possibilitaram o momento. "Esse projeto traz uma oportunidade para avanços significativos na genética dos animais com vistas à produção de leite. Sabemos da importância que tem a produção leiteira no município e temos que trabalhar a nossa colaboração para fazer essa bacia leiteira crescer com qualidade. Agradeço a todos os parceiros e reforço que Cedro está sempre disponível para abraçar e investir em projetos que venham trazer melhoria da qualidade de vida para o povo, principalmente dos produtores rurais".