Alunos de 14 escolas cedrenses participaram da prova
Valorizar a escola pública com ações e atividades que promovam a melhoria do aprendizado é ação constante da prefeitura de Cedro. Por isso, a gestão municipal incentivou a participação das escolas na segunda fase da OBMEP Mirim - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que aconteceu na quinta-feira (09/11) com as turmas do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. A 1ª fase da avaliação ocorreu em agosto e consistiu em uma prova classificatória composta de quinze questões objetivas (múltipla escolha).
A secretária de Educação, Regina Cavalcante, reforça a importância da prova e o compromisso da gestão municipal. "A segunda fase da OBMEP mirim contou com a participação das escolas de Cedro porque acreditamos que projetos como esse trazem vários benefícios para as escolas, alunos e consequentemente para o município. A segunda Olimpíada mirim é uma ação exclusivamente cultural e recreativa, com participação absolutamente voluntária. Nós apoiamos e fazemos todo um trabalho de sensibilização para que 100% dos nossos alunos realizem a avaliação".
Regina Cavalcante também agradeceu a todos os envolvidos na avaliação. "Agradecemos as escolas, núcleos gestores e professores pelo empenho e dedicação. Gratidão a Aldenora Gomes que coordena as Olimpíadas do Município pelo zelo, responsabilidade e compromisso. Gratidão a gestão do prefeito Joãozinho de Titico e da vice-prefeita Ana Nilma por abraçarem todos os projetos e programas da educação. Desejo a todos os estudantes boa sorte e em breve estaremos recebendo o resultado com a colheita de bons frutos".
O que é a Olimpíada Mirim?
É uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da B3 Social e da Sociedade Brasileira de Matemática. Essa avaliação é dirigida aos alunos do 2º, 3º, 4º e 5ª anos do ensino fundamental de escolas públicas municipais, estaduais e federais e de escolas privadas localizadas no território brasileiro
O objetivo é estimular e promover o estudo da matemática no Brasil, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que os alunos brasileiros possam ter acesso a materiais didáticos de qualidade, além de promover a difusão da cultura matemática, identificar jovens talentosos, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas contribuindo para a sua valorização profissional e ainda promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.