31-OUT-2023

SENAR realiza atendimentos por meio do Programa Saúde do Homem e da Mulher em Cedro

Ação contou com aproximadamente 200 atendimentos na comunidade do Vale do São Miguel

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 31 DE OUTUBRO DE 2023

Foto: Marcos Rodrigues

Buscando promover saúde para toda a gente do Cedro, a Prefeitura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (SENAR-CE), realizou na terça-feira (31/10) ações de prevenção ao câncer de colo de útero e ao câncer de próstata, por meio do Programa Saúde do Homem e da Mulher. Na oportunidade, foram disponibilizadas consultas e exames para mais de 200 homens e mulheres do distrito do Vale São Miguel. O evento contou com a presença do prefeito Joãozinho de Titico, da vice Ana Nilma, da secretária de Saúde Norma Marques; do presidente do Sindicato Rural (Sinrural) José Ferreira, além de vereadores, lideranças comunitárias e da população beneficiada.

O Programa, de largo alcance social, começou em 2010 com o nome de Útero é Vida, beneficiando 6.445 mulheres no Ceará. Uma Unidade Móvel de saúde do SENAR com dois consultórios médicos vai até a localidade e realiza os exames físicos e laboratoriais, de papanicolau na mulher e o PSA e toque retal no homem. Os exames são encaminhados a um laboratório especializado e apresentados os resultados sem nenhum custo para os beneficiários ou ao município parceiro, inclusive a contratação de dois urologistas.

A equipe de Promoção Social do SENAR realiza toda a logística, oferecendo inclusive um dia de beleza para a mulher e seus filhos, com a distribuição de um kit beleza. Já o município oferece, em contrapartida, o local para o evento, os voluntários, água e alimentação para a equipe de trabalho e participantes. Cabe ainda ao município a divulgação do evento, a mobilização, o cadastro dos participantes, a limpeza do local e o mobiliário (mesas, cadeiras, macas).

O prefeito Joãozinho de Titico falou sobre a parceria para levar serviços de saúde para o homem e mulher do campo. "Na sede do distrito do Vale São Miguel participei de um momento importante junto à FAEC, ao Senar e ao Sindicato Rural, representados pelo amigo José Ferreira Lima. Gratidão ao Dr. Amilcar Silveira e ao Dr. Sérgio por essa ação em parceria com a gestão municipal e a Secretaria de Saúde, que tem à frente a Dra. Norma, por viabilizar o atendimento para aproximadamente 200 pessoas, com procedimentos e exames para oferecer mais qualidade na saúde de homens e mulheres do campo. Gratidão a todos os parceiros que nos apoiaram na realização dessa ação tão bonita".

A secretária Norma Marques comentou sobre os serviços ofertados e agradeceu aos participantes. "Realizamos exames de citopatológico junto às mulheres e coleta de PSA junto aos homens, além de exame clínico com o médico urologista. Uma grande estrutura para o atendimento de homens e mulheres do campo. É maravilhoso e gratificante. Agradeço aos parceiros, ao prefeito Joãozinho de Titico, que tem nos ajudado nestas ações. Gratidão também aos profissionais da Secretaria e da Unidade Básica da Agrovila, que não mediram esforços para a realização do evento. São exames preventivos que ajudam a descobrir possíveis alterações, promovendo saúde para a população".

Fui, participei e gostei!

"Viemos fazer a prevenção, participar do evento. Adorei, gostei demais do atendimento, junto às minhas primas, comadre Antônia e Nem. Teve até lanche. Quero agradecer ao prefeito Joãozinho de Titico que está fazendo tudo pela gente. Pense no prefeito ótimo que é Joãozinho de Titico!" - Rosa, da comunidade Casa Nova.

"Vim ao evento fazer a prevenção e gostei do atendimento das médicas, o pessoal serviu bem. As mulheres devem se cuidar e fazer a prevenção. Gostei de tudo. Também teve lanche. Eu fui muito bem atendida. Quero agradecer ao prefeito Joãozinho pelo atendimento na Agrovila, um abraço Joãozinho!" - Antônia, do Sítio Recanto.

"A gente tem que se cuidar e não ficar se amoitando, sem querer fazer exame. Aqui na Vila Nova tem deles que eu pelejo e eles não vão, depois ficam todos arrependidos. Tem que se cuidar logo. Agradeço à liderança, ao prefeito, que está fazendo um trabalho bacana, cuidando da saúde do povo. A saúde está de parabéns" - Cícero Paulo da Silva, Vila Nova.

"Esse evento é de grande importância para o homem e para a mulher, porque o câncer de próstata chega de surpresa; quando menos você espera ele acontece na sua vida. Estão todos de parabéns e eu agradeço primeiramente a Deus; em segundo lugar, ao prefeito Joãozinho; em terceiro, ao Zé Ferreira e aos outros membros que fazem parte desse grupo. Muito obrigado" - José Wellington (Zé de Ciço Ozeias), Buraco d'água.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo passa a atender em novo local

Nova sede fica localizada na Rua José Pajé, 81, Centro, próximo ao Senac e ao Sindicato dos Trabalhadores

Prefeitura de Cedro lança o Projeto Soletrando Municipal 2024

Inciativa prevê o estudo de obras literárias, em saudável competição de aluno contra aluno em sala de aula, nesta primeira etapa, que vai de 17 a 24 de maio.

Finalizada etapa municipal dos Jogos Escolares do Ceará

Vencedores locais estão classificados para a 2ª etapa da competição, que acontece em Lavras da Mangabeira

Prefeitura realizará mutirão de vacinação contra a influenza entre os dias 6 e 9 de maio

Dúvidas e informações estão disponíveis na Secretaria de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)