Provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro
Foto: Divulgação
Educação transforma vidas e vidas transformam realidades. A Prefeitura de Cedro, investindo em ações ligadas ao futuro dos jovens, atuará, dias 5 e 12 de novembro, no sentido de garantir o acesso dos estudantes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A gestão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, disponibilizará ônibus gratuitamente aos estudantes para realização das provas aqui no município. A rota e as dicas para o Enem estão disponíveis no site www.cedro.ce.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.
A secretária Regina Cavalcante comentou sobre o apoio da gestão municipal. "Diante da importância do ENEM, a Prefeitura disponibilizará transporte para realização da prova. Toda a logística já foi organizada para oferecer suporte e atender a demanda para que 100% dos inscritos participem das provas. A gestão entende que esse incentivo é fundamental para a entrada dos jovens nas universidades. Também acreditamos na qualidade da educação desenvolvida nas escolas municipais, estaduais e federal de Cedro. Agradeço o apoio da gestão do prefeito Joãozinho de Titico e da vice-prefeita Ana Nilma. Desejamos boa sorte a todos os estudantes que irão realizar a avaliação, que Deus ilumine a mente de cada um para que façam uma excelente prova".
O que é o ENEM?
O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009 o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. As provas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificado (SISU) e ao Programa Universidade Para Todos (PROUNI). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do ENEM podem pleitear financiamento estudantil em programas de governo como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), e os resultados possibilitam também o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Qualquer pessoa que já concluiu ou está concluindo o ensino médio pode fazer o ENEM para acessar à educação superior. Já os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem utilizar os seus resultados no exame como autoavaliação de conhecimentos. A aplicação do ENEM ocorre em dois dias e, por meio da política de acessibilidade e inclusão do INEP, fica garantido atendimento especializado, tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade. Há também uma aplicação para pessoas privadas de liberdade.
Os participantes fazem prova de quatro áreas de conhecimentos: linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Ao todo, são 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo, a partir de uma situação problema.