Eles são do 2º, 5º e 9º anos e estão preparados para fazer bonito nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica.
Nesta quinta (26) e sexta-feira (27) participaram da aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Serão testados em seus conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Sobre o assunto, a secretaria de Educação Regina Cavalcante explica como aconteceram os preparativos nas escolas da rede municipal e qual a importância da aplicação da prova para o futuro das crianças e adolescentes de Cedro.
"O Saeb é um conjunto de avaliações externas que permite ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante", esclarece Regina. Por meio de testes e questionários aplicados a cada dois anos na rede pública e uma amostra na rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O Sistema também permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensinos avaliem a qualidade da educação oferecida. A média de desempenho dos estudantes apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono apuradas no censo escolar compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB.
"Durante todo o ano a gente trabalha exclusivamente com os nossos alunos para que desenvolvam suas competências e habilidades durante todo o período de sua vida escolar e, ao final do ano, essa aprendizagem é aferida por meio de duas avaliações externas - Saeb e Spaece (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará)", informa a secretária de Educação de Cedro. Em 26 e 27 de outubro está sendo realizada a aplicação do Saeb. A partir dele, chega-se ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - o Ideb. "Nossos profissionais da educação - professores, gestores - estão envolvidos no processo, na busca da melhoria da qualidade do ensino. Quando o trabalho é realizado, a avaliação é apenas uma consequência".
A secretária Regina, enfim, agradece aos gestores e professores, que organizaram mais essa avaliação, contando que todas as escolas estão perfeitas condições para o acolhimento aos alunos, professores e aplicadores que chegam para realizar esse momento tão importante. "Agradecimentos o prefeito Joãozinho de Titico que tem sido um parceiro e tanto na realização dessas avaliações, com a disponibilização de transporte para o deslocamento dos aplicadores e técnicos. Gratidão aos coordenadores, diretores, secretários escolares, servidores e professores pelo trabalho realizado; ainda teremos uma avaliação do Spaece, nos dias 28, 29 e 30 de novembro".