A obra contempla ampliação física do equipamento, iluminação, pintura, caixa d'água e espaço para prática de atividades físicas.
Na noite da última sexta-feira (20), o prefeito Joãozinho de Titico, ao lado da primeira-dama Cláudia Dionízio, da vice Ana Nilma, da secretária de Educação Regina Cavalcante, gestores escolares, estudantes e população, fez a entrega oficial da Escola Antonieta Jucá Marques totalmente reforma. Ele informou que, no início da gestão municipal, realizou estudo para a viabilizar as intervenções de melhoria. Alguns pontos detectados geravam preocupação, como a caixa d'água e a questão do solo, em virtude de a escola estar situada na parte baixa do município e os alagamentos em torno da escola serem uma constante.
"Decidimos trabalhar a reforma, considerando não apenas a pintura e a melhoria da entrada, mas realizar uma reforma à altura da importância da Antonieta Jucá Marques, uma das primeiras escolas do município, no bairro da Divisão. No orçamento preliminar, os investimentos giravam em torno dos 600 mil reais", assegura o prefeito de Cedro. Joãozinho conversou com a direção, professores e alunos sobre que melhorias realizar. "Fizemos a demolição de um muro para a colocação de gradil em L, colocamos novos pisos e tetos, forramos as salas com PVC, trocamos portas, janelas e esquadrias, além da iluminação em LED e três postes na escola".
É necessário avançar cada vez mais na educação do município, investir em questões estruturantes, a exemplo do transporte dos estudantes universitários que "a Prefeitura banca sozinha", tendo em vista a elevação dos índices da educação local. "Cedro ocupava a 180ª colocação quando Dr. Nilson assumiu a Prefeitura e iniciou o trabalho de transformação dessa triste realidade. Atualmente, estamos na 37ª posição em termos de índices educacionais do estado. De 2013 os dias atuais, o município teve a maior elevação dos índices educacionais do Ceará. Na nossa CREDE, somos o primeiro colocado".
É preciso não apenas manter, mas avançar nesses índices. "Essas conquistas estão proporcionando aos estudantes cedrenses ingressarem em maior número no ensino superior. Temos hoje um total de 380 alunos assistidos, nos períodos da manhã, tarde e noite, em quatro ônibus e quatro topics que diariamente se dirigem a Iguatu e a Icó". O investimento mensal, com recursos do próprio município, é de aproximadamente 150 mil reais". De acordo com o professor Gleydson Lima, do IFCE Campus Cedro, a cada ano a quantidade de alunos que ingressam naquela unidade federal de ensino aumenta.
Além das reformas e melhorias que beneficiam os estudantes, Joãozinho reforçou o compromisso com os profissionais da educação. "Para que a qualidade do nosso ensino cresça, é preciso também valorizar esses profissionais. Nos últimos dois anos, tivemos o reajuste dos salários do pessoal do magistério em praticamente 50%. Somos o primeiro município da região a encaminhar projeto de lei nesse sentido, primeiro a provar a lei e ainda o primeiro a fazer o pagamento a esses profissionais. Fizemos uma economia no ano de 2021 e conseguimos pagar a diferença salarial que era um direito deles profissionais, aportando mais de um milhão de reais. Meu reconhecimento, pois, aos profissionais da educação do município de Cedro".
Neste ano, foram entregues a reformas das Escolas Gabriel Diniz e Antonieta Jucá Marques. A Prefeitura já estuda novas reformas para escolas de Cedro.