Ação serve como preparação para as conferências municipal, estadual e nacional de cultura
Fortalecer a cultura cedrense com ações, atividades, discussões produtivas é de fundamental importância para valorizar nossos fazedores de cultura. Por isso, a prefeitura de Cedro realizará sua I Conferência Municipal de Cultura na quarta-feira (18/10), às 7h, no auditório do Senac. Com o tema "Democracia e Direito à Cultura", a etapa municipal seguirá a temática da Conferência Nacional de Cultura.
Como preparação, a gestão realizou uma pré-conferência nesta quinta-feira (05/10) no Instituto Zuza Laureno, com a participação de vários fazedores da cultura. A próxima pré-conferência acontecerá na segunda-feira (16/10) no distrito do Vale São Miguel.
O encontro visa a ser uma importante mobilização dos diversos setores sociais para a discussão e construção coletiva de propostas. Nela serão eleitos delegados (as) representantes que terão a oportunidade de participar da conferência estadual. Posteriormente, os selecionados poderão contribuir na 4ª Conferência Nacional de Cultura, agendada para ocorrer em Brasília, em dezembro deste ano.
A secretária de Cultura Silvana Leite fez um balanço do encontro. "Presentes vários segmentos culturais, além da Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com o Conselho Municipal de Cultura, em um momento de pesquisa e debate público, enfatizando os anseios dos artistas cedrenses, oferecendo vez e voz. Convido a todos para a segunda pré-conferência no dia 16, na Agrovila, e para a conferência do dia 18, no SENAC. Convidamos as comunidades a participarem e se expressarem nesse momento tão importante. Gratidão ao prefeito Joãozinho pelo apoio à cultura e a todos que estão envolvidos nessa ação".
Francisco Chagas, membro do grupo dos Penitentes "Paz e Amor", fala sobre a importância deste momento para ele. "Nasci em Santo Antônio e essa festa é muito bonita. O apoio da Prefeitura vai ser muito bom para nós, para a cultura. Eu espero que a cultura nunca se acabe e continue sempre bonita do jeito que é. Aproveito para agradecer ao prefeito Joãozinho de Titico que nunca nos deixou na mão".