Medida foi anunciada pelo Comitê das Bacias do Salgado no último dia 4 de outubro
Preocupados com a aproximação do início da quadra chuvosa, os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Salgado, no Ceará, decidiram na última quarta-feira, 4 de outubro, abrir as comportas do Açude Ubaldinho. É que a barragem está bem próxima da sua capacidade máxima, com 85,40% de ocupação, mesmo tendo atravessado o período de estiagem, que é natural do ciclo.
Já a escassez tem castigado sobremaneira as localidades de Baixio dos Patos e Catolé, no município do Cedro. "A deliberação do Comitê levará água através do Riacho São Miguel, cujo leito atravessa essas comunidades", afirma o secretário de Agricultura, Manoel Bezerra Filho, que esteve ao do prefeito Joãozinho de Titico para transmitir a boa notícia trazida aos representantes do município pelo órgão gestor da Bacia.
O prefeito de Cedro afirmou ser essa "uma excelente notícia para os moradores que vivem no entorno do Riacho e sofrem com a seca". Joãozinho agradeceu ao presidente do Comitê, Wyldevânio Vieira da Silva, destacando o "trabalho importante de articulação", nas palavras do chefe do Poder Executivo, e reconhece que os "moradores precisam muito desse líquido precioso que é a água".