28-SET-2023

Curso de Corte e Costura capacita alunas na zona rural para o mercado de trabalho

Ação faz parte do Programa "Desenvolve Cedro", que investirá cerca de R$ 300 mil na qualificação da população

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 28 DE SETEMBRO DE 2023

Foto: Marciel Bezerra

Gerar oportunidades para o cedrense se capacitar e empreender, dentro de suas próprias comunidades. É o que busca fazer a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, ao atuar através do Programa "Desenvolve Cedro", em parceria com o Senac. Como parte das ações, a gestão lançou o Curso de Corte e Costura na comunidade Manoel Alexandre I, no distrito de Lagêdo, que contará com 100 horas/aula.

O "Desenvolve Cedro" é o maior programa de investimento, capacitação e qualificação da região e conta com cerca de R$ 300 mil em investimentos, com recursos próprios da gestão municipal, na perspectiva de melhoria da qualidade de vida da população, gerando oportunidades para todos.

O secretário de Empreendedorismo Talles Teixeira informa que o curso foi uma demanda da comunidade. "Essas pessoas já têm vocação para o artesanato, e o curso vai ajudar demais na atividade delas. Com o curso lá na comunidade, as alunas não precisam se deslocar até a sede para receber as lições, o incentivo ao empreendedorismo e a formalização do negócio. Após a conclusão do curso há possibilidade de futuras parcerias com instituições de crédito. Estas ações melhoram os indicadores, a qualidade de vida e mantêm a população no campo, sem que seja necessário o deslocamento para a cidade em busca de oportunidade de emprego e renda para as famílias".

Talles Teixeira também comentou que outras comunidades estão sendo beneficiadas com cursos em diversas outras áreas. "Além dessa capacitação também estamos realizando outras em todo o município. Em Candeias, o curso de Costura em Cama, Mesa e Banho; na sede do município, estamos com o curso de Excel básico e avançado e outra capacitação em Instagram para Pequenos Negócios. Demais cursos estão em andamento ou com inscrições em aberto. Além disso, concluímos um curso de Química Capilar. Essa é uma forte parceria com o SENAC para promover 29 capacitações neste ano, buscando melhorar as oportunidades de trabalho da população da zona rural e urbana. Que todos possam ter uma profissão e, no futuro, o seu próprio negócio".

A instrutora do SENAC, professora Celeste, destacou a importância do aprendizado para as alunas. "É um curso que começa do zero e segue até o desenvolvimento de peças em tecido plano, para profissionalizar as mulheres da região. Ao final, elas estarão capacitadas para cortar, montar e costurar peças do vestuário masculino, feminino e infantil. Com isto, poderão gerar renda para suas famílias. Neste curso você tem um aprendizado amplo que possibilita fazer diversas peças".

Com a palavra as mulheres das linhas e tecidos!

"Sou da Associação de Moradores e artesã. Quando soubemos desse curso que o SENAC ia oferecer, corremos para vir, porque é uma necessidade de muitas artesãs, costureiras, mulheres que querem aprender de verdade. Fomos contempladas e estamos felizes e gratas ao prefeito Joãozinho de Titico e ao SENAC. Todas muito motivadas, com a esperança de que vamos aprender do básico e, no final, fazer um desfile no meio do sertão. Vai ser lindo. Fashion sertão". - Rosilene de Castro

"Muito feliz com o curso que veio para nosso sítio. Era meu sonho um curso desse, porque eu sei costurar somente na mão. Graças a Deus fomos contemplados e farei de tudo para me profissionalizar, entrar no mercado de trabalho, costurar para meus netos e para algumas amigas. Estou muito feliz e quero agradecer ao prefeito Joãozinho de Titico e à dona Rose que cedeu a casa para o curso". - Cícera Janaina Gomes Farias

"Era um sonho participar desse curso porque quero muito aprender a costurar, comprei uma máquina, mas nem colocar a linha eu sei. Então ele veio em boa hora para que eu possa costurar as roupas de meus filhos e das minhas netinhas, mas também quero ser uma profissional para fazer minhas costuras e vender para ganhar meu próprio dinheiro, aumentar minha renda. Muito obrigado ao prefeito por contemplar a comunidade com esse curso tão maravilhoso, um sonho que será realizado, graças a Deus!". - Damiana Moura

#Agenda Hoje