Nos meses de agosto e setembro, alunos do 5º e 9º ano receberam lições de Língua Portuguesa e Matemática. E haja preparação, pois em outubro e novembro têm mais avaliações
Sobre o assunto, a secretária de Educação Regina Cavalcante reforça que o objetivo da ação é preparar os estudantes para o diagnóstico do nível de aprendizagem dos estudantes e, assim, elaborar-se o plano de ação para a realização das intervenções necessárias.
"A ideia dos aulões é elevar e incentivar cada vez mais a aprendizagem dos estudantes e é parte do Plano Municipal de Educação. Em 2023, foram três avaliações diagnósticas de iniciativa de Secretaria Municipal de Educação, objetivando aferir o nível de aprendizagem dos estudantes e a partir daí, preparar um plano de ação para realizar as intervenções necessárias, para que os nossos estudantes concluam o ano na idade certa e com o nível de aprendizagem adequado", informou a secretária. Regina esclarece que a Secretaria Estadual de Educação também realizou avaliações diagnósticas. Foram duas. Recentemente foi realizado o Avalize, que é planejado pelo Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED), da Secretaria de Educação do Estado. "Nela tivemos reunião com nossos diretores e coordenadores para uma análise de como está a aprendizagem dos nossos alunos".
No mês de agosto aconteceram alguns aulões, no 5º e no 9º ano. E eles continuam no mês de setembro. "Tivemos um aulão com mais de 150 anos na Escola Gabriel Diniz no Senac. Eles também aconteceram nas Escolas Leandro Alves (Agrovila) e na Antônio Laurênio (Santo Antônio) e terão continuidade na Escola Tereza Dutra e outras mais". A secretária de Educação anuncia uma jornada de aulões voltados para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O trabalho está sendo intensificado, haja vista a proximidade das avaliações externas. "Em outubro teremos aplicação da avaliação do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que é nacional; no mês de novembro é a vez do Spaece (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará)."
Regina Cavalcante destaca, por fim, as parcerias para a realização dos aulões. "Gratidão aos professores do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará (Iepro); aos técnicos da Secretaria de Educação; aos professores da rede pública pelo envolvimento; à gestão das escolas (diretores e coordenadores);
às pessoas que vêm contribuindo para que os aulões deem certo; aos bolsistas do Passo pela Aprendizagem; aos nossos estudantes, pelo envolvimento e comprometimento com a aprendizagem. Agradecimentos ao nosso quero prefeito Joãozinho, sensível à educação de Cedro, um grande apoiador, e à vice Ana Nilma. Os ótimos resultados de 2022 só foram possíveis graças a uma gestão comprometida com a educação".
Nesta quarta-feira (21/9), os estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Gabriel Diniz visitaram o IFCE Campus Cedro; o foco é a participação já nos cursos no ano que vem.