Expansão das ações levará conhecimento e informação para as adolescentes de diversos estabelecimentos de ensino no município
Oportunizar ações para as adolescentes, discutindo temas como gravidez na adolescência, saúde mental e outras temáticas importantes para essa faixa etária, por meio de rodas de conversas, atendimentos e entrega de kits, é o objetivo do projeto "FloreScER Saudável - menina, moça e mulher". Como parte das atividades, o projeto chegou às escolas da zona rural para atender as adolescentes do 9º ano das escolas da Várzea da Conceição e do Lagêdo nesta quarta-feira (13/09).
A secretária de Saúde Norma Marques destaca o andamento do projeto nesta semana e dá outros informes. "A continuidade do projeto FloreScER, menina moça mulher acontece nas escolas da Várzea e do Lagêdo com uma equipe multiprofissional, fazendo a entrega de absorventes e atendimento a dezenas de meninas. Iniciamos com as turmas do 9º ano, mas pretendemos atingir toda a rede de ensino municipal, fortalecendo a redução da gravidez na adolescência, oportunizando mais acesso a toda área da saúde reprodutiva, sexual, criando um vínculo entre jovens, escolas e Secretaria de Saúde."
Norma Marques falou também sobre o lançamento e o futuro do projeto. "Iniciamos com mais de 70 alunas do 9º ano da Escola Gabriel Diniz, realizamos um evento muito bacana com a presença do prefeito Joãozinho, que tem dado todo esse apoio. Além dele, a primeira-dama Cláudia abraçou essa causa. Trabalhamos sobre a política do absorvente que também abrange deficiência na infraestrutura da residência, a falta de água, o fator psicológico e outros fatores. Dispomos do Consultório da Mulher que atenderá as adolescentes no dia 15 de setembro, na parte da tarde. Aí teremos as primeiras consultas, tira-dúvidas para as alunas da escola Gabriel Diniz. No sentido de entender a necessidade das nossas adolescentes, vamos agendar posteriormente atendimentos a outras escolas".