Creches e escolas da rede municipal de ensino estão envolvidas em uma série de atividades que celebram o Dia da Independência do Brasil.
Ações mostram a importância de cultivar o amor e o respeito à pátria. No dia 7/9, às 7 da manhã, haverá hasteamento das bandeiras no Paço Municipal e, em seguida, o desfile cívico na rua Senador João Tomé.
No CEI Maria Marilene Alves Diniz
As professoras Adalgiza Gomes e Cássia Silva destacam as atividades desenvolvidas no Centro de Educação Infantil em que trabalham. "Essa semana ressaltamos um dos marcos da história do Brasil que é o 7 de Setembro. A ideia é buscar a determinação e a autonomia das crianças, de forma lúdica, bem como a identidade e a valorização da nossa pátria, através de músicas e dinâmicas, do estudo das cores da bandeira, do Hino Nacional, entre outros. São pequenas mãos com grandes responsabilidades para o futuro", destacou Adalgiza. "Nosso Brasil precisa de mudança, mudanças que eu sei que a Escola Maria Marilene procura promover. Mudança de bons cidadãos, cidadãos que tragam um futuro melhor para o país", ensinou.
Cássia Silva acrescenta que as ações da escola voltadas ao 7 de Setembro têm foco maior no aluno. "Na salinha do infantil trabalhamos a postura, o comportamento em público, com as atenções voltadas aos Hinos do Brasil e da Independência, além doutras músicas relacionadas à temática. Estudamos as cores da bandeira e a sua importância, os símbolos nacionais. Educação infantil é sempre associada ao lúdico, para que as crianças aprendam de forma prazerosa. Convido a comunidade cedrense a participar do nosso desfile de 7 de Setembro, em nome da nossa diretora Cecília Viana e da coordenadora Claudete".
No CEI Rosalina Otaviano Dias
A professora Verônica Leandro destaca as atividades focadas nos símbolos nacionais. "O projeto Brasil Minha Pátria, aqui da CEI Rosalina Otaviano Dias, objetiva incentivar e inspirar o sentimento de patriotismo, promover a inserção das crianças nos símbolos representativos nacionais, explicando a importância e o significado de cada um, além de fortalecer a percepção da data no contexto histórico e social do Brasil. Iniciamos as ações em 1º de setembro, com reproduções do Hino Nacional brasileiro; convidamos a fanfarra do colégio São João Batista para abrilhantar esse momento. E perguntamos às crianças o que significa amar o seu país, o que faz o Brasil ser especial para elas".
Verônica disse ainda que o 7 de Setembro está sendo trabalhado de forma sucinta, dinâmica e lúdica através de livros 3D. "Exploramos a bandeira do Brasil, o que representam suas cores e quais os seus significados; assim como a bandeira tem diversas cores, nosso país é formado por uma mistura de cultura e de povos. Abordamos o ecossistema da Amazônia, destacando sua importância para o equilíbrio climático do planeta, a diversidade de sua fauna, flora e extensão territorial é o nosso maior tesouro. Também destacamos a figura de Dom Pedro, que declarou a liberdade do nosso país"
Demais escolas
Outros estabelecimentos estão realizando atividades pedagógicas, a exemplo de rodas de conversas, pintura e confecção de bandeira, além de textos, poemas, músicas, recortes, colagens e murais de exposições, todos relacionados à data.