A matéria, iniciada em junho, versa sobre primeiros socorros e faz parte do curso de formação da GCM
Foto: Marcos Rodrigues
A Guarda Civil Municipal de Cedro (GCM) encerrou a cadeira de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), parte do currículo do Curso de Formação dos agentes municipais de segurança. Sobre o assunto, o secretário de Segurança Pública, Capitão Weliton, reforça a importância da disciplina e o compromisso da gestão municipal em capacitar os profissionais do setor, em benefício da sociedade.
"Acompanhamos a avaliação da disciplina de primeiros socorros, o APH (Atendimento Pré-Hospitalar), esclarecendo os nossos agentes a prestarem assistência emergencial quando em serviço. Ministrando a disciplina estão instrutores Silton e Dr. Ricardo, sob a coordenação do Elton. Estão sendo aplicados procedimentos para as várias situações. Também temos o APH Tático, que é o momento de risco maior. Agradecimentos ao prefeito Joãozinho por trazer esse curso, que está próximo do final; chamaremos os familiares dos agentes para a festa de encerramento, mostrando o que esses profissionais captaram", enfatiza Capitão Weliton.
Para Dr. Ricardo, a disciplina de APH é uma preparação para as diversas situações enfrentadas pelo agente de segurança municipal no cotidiano da população. "Esse é um trabalho importante que eu e minha parceira Mila trazemos, a convite do comandante Silton. No treinamento, conseguimos preparar esses guerreiros para o enfretamento às diversas situações, não apenas de rua, no trauma, mas numa residência, em situações clínicas em que houver carência de um Samu ou de outros serviços de saúde de urgência e emergência. Eles estão bastante engajados no serviço, empenhados".
Ao longo dos últimos meses, os profissionais de segurança já receberam lições práticas de defesa pessoal, manuseio de pistola elétrica e outros temas, num total de 536 horas/aulas.