Entre os dias 21 e 24 de agosto, o cadastramento acontece no distrito de Santo Antônio
O que todo agricultor deseja é a abençoada chuva no roçado com um "bom inverno" e farta colheita. Mas, pensando nas situações adversas que podem ocorrer, a Prefeitura de Cedro deu início ao cadastramento do programa Garantia Safra 2023/2024. O processo de cadastramento dos agricultores e agricultoras que possuem perfil de acesso ao programa foi iniciado em 21 de agosto e segue até 25 de setembro, conforme calendário no final desta matéria
A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Ematerce, CMDS e demais parceiros, comunica que os agricultores que estão com as DAP's atrasadas e/ou canceladas procurem o local de origem onde foi emitida a sua Declaração de Aptidão ao Pronaf para a devida atualização. Os agricultores também devem ficar atentos ao calendário, documentos e orientações disponíveis nas redes sociais da Prefeitura e no site www.cedro.ce.gov.br.
O prefeito Joãozinho de Titico acompanhou os primeiros cadastros. "Foi um trabalho importante na zona rural de Cedro relacionado ao Garantia Safra 2023/2024, iniciando o cadastro no Saco da Telha para toda a região. O Garantia Safra é a oportunidade que o produtor rural dispõe caso tenha dificuldade, por seca ou enchente, de receber as parcelas deste seguro que é celebrado entre Governo Federal, Governo Estadual, Prefeitura e agricultores. O município tem sua colaboração e honramos a nossa parte. Então, compareça, participe desse momento. A gente quer inverno, mas se precisar teremos essa garantia".
O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), Celso de Bia, traz os detalhes sobre o atendimento. "Iniciando pelo distrito de Santo Antônio, mais precisamente nas comunidades de Diamantina, Cosmo Leão, Lisman, Saco da Telha, Pedra Preta e Matapasto. Esses cadastros acontecem na sede da Associação Comunitária Vicência Gomes de Araújo, localizada no Sítio Saco da Telha. São duas equipes, uma da Ematerce e outra da Secretaria de Agricultura. Os agricultores devem chegar na hora e levar todos os documentos solicitados, para termos sucesso no cadastro. Se faltar algum documento, o agricultor não fará o cadastro até providenciar o que está faltando".
Confira o calendário
Santo Antônio (21 a 24 de agosto);
Candeias (28 a 31 de agosto);
Assunção (31 de agosto a 04 de setembro);
Vale do Machado (05 a 06 de setembro);
Vale do São Miguel (06 a 13 de setembro);
Lagêdo (14 a 19 de setembro);
Várzea da Conceição (19 a 21 de setembro);
Sede urbana (25 de setembro).
Os documentos, horários e o cronograma estão disponíveis nas redes sociais da Prefeitura e no site www.cedro.ce.gov.br.