19-JUL-2023

Guarda Municipal de Cedro tem aula prática de manuseio de pistola elétrica

O curso de formação tem 536 horas/aulas. Iniciado em junho, já tem mais da metade da carga horária ministrada

#Agenda 19 DE JULHO DE 2023

Profissionais de segurança cedrense estão recebendo capacitação para a melhoria do atendimento à população. Na tarde da quarta-feira (19/07), o prefeito Joãozinho de Titico, acompanhado da vice-prefeita Ana Nilma e do secretário de segurança Capitão Weliton, vistoriou o andamento do Curso de Formação para os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM - Cedro).

Capitão Weliton falou sobre o módulo que está sendo estudado. "Tivemos as aulas teórica e prática do módulo sobre o uso legal e da força, de arma de fogo e defesa pessoal. Tratamos do emprego de equipamentos letais e não letais. Fizemos a demonstração do uso da pistola Spark, utilizada para imobilizar indivíduos que estejam agressivos durante uma abordagem ou ação, e que é de suma importância para o trabalho dos guardas municipais".

O secretário também comentou sobre a visita do prefeito Joãozinho de Titico e da vice-prefeita Ana Nilma. "Convidamos o senhor prefeito e a senhora vice-prefeita para acompanharem o andamento do curso e tivemos a grata satisfação de suas presenças na aula teórica do uso da Spark. Ambos elogiaram o trabalho da Guarda e o curso que está sendo ofertado para a qualificação destes profissionais, em busca de melhorar o serviço junto à comunidade. Os agentes também ficaram satisfeitos com a presença dos gestores municipais".

Silton Caselli, instrutor do Centro de Formação Instrução Capacitação e Aperfeiçoamento (CFICA) da Guarda Civil Metropolitana de Crato e coordenador do curso de Formação da Guarda Municipal de Cedro, falou sobre a importância do curso. "Primeiramente, quero parabenizar a gestão pelo investimento na Guarda Municipal através desse curso de formação, que segue a Matriz Curricular do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública para a formação de guardas municipais. É um curso de grande valia e a população ganhará uma melhor prestação de serviço, transmitindo maior sensação de segurança por meio destes agentes que atuam na prevenção de danos aos bens, sendo que o maior bem é a vida humana".

Sobre a Spark

Trata-se de um dispositivo eletro incapacitante. É uma arma prevista em lei federal que funciona através da emissão de pulsos elétricos, que agem diretamente no sistema nervoso central da pessoa, incapacitando o agressor com perda momentânea das coordenações motoras.

Sobre a Matriz Curricular do Ministério da Justiça

Os temas envolvidos são: Ética, Direitos Humanos e Cidadania, Legislações, Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), Técnicas e Procedimentos Operacionais das Guardas Municipais, Primeiros Socorros, Atendimento Hospitalar, Defesa Pessoal, Utilização de Equipamentos Letais e Não letais, com ênfase aos instrumentos com menor potencial ofensivo, Conhecimento dos Movimentos Sociais, Lei Maria da Penha, Questões Socioeducacionais, com o papel da Guarda nas escolas, Policiamento Ostensivo e outros assuntos fundamentais que serão ministrados em 536 horas de aula.

Prazo para vacinação contra a Febre Aftosa termina dia 30 de abril

A declaração da vacinação deve ser realizada até o dia 15 de maio

Cedro conta com campos experimentais para retomada da produção de algodão

Projeto garante valor mínimo de R$ 48,00 para compra da produção