17-JUL-2023

Barragem do Catolé é tema de reunião com moradores na zona rural

Prefeitura realizará intervenção no local para garantir segurança dos moradores e a trafegabilidade na região

#Agenda 17 DE JULHO DE 2023

Cuidar do bem-estar da nossa gente, garantindo a segurança e a melhor infraestrutura para a população faz parte do conjunto de cuidados da Prefeitura de Cedro. Desta forma, na segunda-feira (17/07), o prefeito Joãozinho de Titico e a equipe da gestão municipal estiveram reunidos com moradores do Assentamento da Baixa da Areia para tratar de ação emergencial na Barragem do Catolé. No local será realizada a recuperação da parede com material de terra, usando recursos próprios, enquanto o Governo do Ceará realiza a liberação dos recursos do Monitoramento de Projetos Prioritários (MAPP) para uma obra definitiva.

O prefeito Joãozinho de Titico explicou com detalhes a situação e agradeceu a parceria da população. "Estivemos com os moradores para tratar da barragem que, além de servir como reserva hídrica, proporciona melhor trafegabilidade, reduzindo significativamente o trajeto entre a comunidade e a sede do município. Com o rompimento da barragem e sangria do açude Ubaldinho teremos dificuldades para esse deslocamento, aumentando o percurso, que passará a ser realizado pela Várzea da Conceição. Ainda essa semana, se Deus quiser, iniciaremos por meio da Secretaria de Infraestrutura, a recuperação dessa barragem. Gratidão aos parceiros e à comunidade pela confiança em nosso trabalho".

Para relembrar!

A Barragem do Catolé rompeu-se na madrugada do dia 13 de março de 2022, devido à cheia do Açude Ubaldinho, fato ocasionado pelas fortes chuvas nas comunidades rurais da cidade de Várzea Alegre.

Na época, várias famílias foram retiradas do local e levadas para casa de parentes. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros auxiliaram nas ações preventivas; as Secretarias Municipais realizaram ações de apoio às famílias.

Em maio do mesmo ano, o Governo do Ceará liberou R$ 3,5 milhões para apoiar famílias vítimas das enchentes e recuperar vias danificadas.