Secretária de Saúde Norma Marques e Coordenadora de Imunização Thamires Sarah apresentaram as experiências exitosas na imunização em Cedro
Saúde é prioridade para a gestão do prefeito Joãozinho de Titico e o reconhecimento das ações realizadas nesta área é constante e destacado no âmbito nacional. Até o dia 19 de julho, a Secretaria de Saúde de Cedro participa do 37º Congresso Nacional do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), realizado em Goiânia. O evento é reconhecido como o maior da saúde pública da América do Sul, reunindo secretarias municipais de saúde de todo o país. O tema deste ano é "O SUS que Falta no Brasil". Cedro apresentou sua exitosa experiência com a vacinação em duas oportunidades.
O município também foi destaque durante a mostra "Ceará, aqui Tem SUS", evento que aconteceu durante o XX Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS-CE), em Fortaleza, entre 20 e 22 de abrile que apresentou 70 experiências de municípios que compõem as cinco regiões de saúde do estado. Entre as práticas selecionadas, duas foram de Cedro: "Risco cardiovascular" e "Vacinação"; a saúde cedrense esteve entre as 17 premiadas.
A secretária falou sobre a receptividade e a avaliação das experiências cedrenses em Goiânia. "Desde 16 de julho estamos participando do Congresso Nacional do CONASEMS, maior congresso em saúde pública da América Latina. Com muita satisfação, trouxemos a experiência exitosa de Cedro na questão da vacinação no ano de 2022. Estratégias que deram certo e que levam Cedro a ser reconhecido entre os municípios que mais vacinaram no Ceará e o primeiro da área descentralizada. Apresentei na Mostra Brasil Aqui Tem SUS no dia 16, domingo, e Thamires apresentou no dia 17, no Imuniza SUS. As experiências foram muito bem avaliadas".
Norma Marques agradeceu a equipe em Cedro e ao prefeito Joãozinho de Titico por proporcionarem esse reconhecimento nacional. "Momento de muita relevância porque sabemos que nossas crianças estão vacinadas e protegidas de várias doenças. Ficamos felizes em trazer o nome de Cedro para o contexto nacional, e isso só é possível pela grande rede de apoio da saúde. Obrigada ao prefeito Joãozinho de Titico, que tem a disponibilidade para apoiar as estratégias, ao corpo técnico da Secretaria de Saúde, às equipes da atenção primária, aos agentes comunitários de saúde, aos enfermeiros, aos técnicos de enfermagem, aos vacinadores, ao pessoal da saúde da família, aos dentistas, aos técnicos em odontologia, aos médicos, ao pessoal dos serviços gerais, recepcionistas, farmácia, motoristas e todos que de alguma forma contribuem para essa experiência exitosa em nível nacional".