A ação, na última quarta-feira (12), reuniu inúmeros interessados em fazer testes rápidos na praça Nilo Viana Diniz (Matriz)
A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Saúde, segue com a programação da campanha Julho Amarelo, de alerta, conscientização e prevenção aos diferentes tipos de hepatites virais, infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves, nem sempre apresentando sinais. Sobre o assunto, a secretária Norma Marques destaca as ações desenvolvidas e recomenda aos moradores interessados em realizar a testagem que procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
"Essa importante ação traz a temática das hepatites virais. Na quarta-feira, chegamos com a equipe da Secretaria de Saúde à Praça e realizamos testes rápidos para hepatite B e hepatite C, sífilis e HIV. Atendemos mais de 50 pessoas. O Julho Amarelo busca detectar/diagnosticar precocemente alguns problemas e assim fazermos o encaminhamento correto na busca de tratamento. Informamos que todos esses testes são também realizados nas Unidades Básicas de Saúde. Se você tem interesse em fazê-los, converse com o médico, o enfermeiro da Unidade ou agente comunitário de saúde".
A hepatite
Trata-se de uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Quando há sintomas, eles se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No caso das hepatites B e C, que mais causam óbitos, a melhor forma de prevenção é a vacina, associada ao uso do preservativo, além de evitar o contato com objetos compartilhados, como agulhas, alicates de cutícula e aparelhos de barbear.