Em uma bela noite de apresentações, público presente ao CSU conferiu o que há de melhor dos grupos locais
Foto: Marciel Bezerra
Em uma bela noite de apresentações, público presente ao CSU conferiu o que há de melhor dos grupos locais
Uma noite marcante para a cultura de Cedro. Mais uma vez, a gestão municipal realizou o seu Festival Junino de Quadrilhas. O Centro Social Urbano (CSU) recebeu no sábado (8/7) um excelentepúblico para apresentações culturais que encantaram. O concurso de dança e de quadrilhas juninas foi um sucesso. A novidade neste ano foi o incentivo de R$ 1 mil para cada grupo participante, por meio de lei municipal. Além do que a quadrilha Explosão Nordestina venceu a competição e receberá R$ 1.100,00 e ainda o troféu de melhor quadrilha junina.
O prefeito Joãozinho de Titico destaca a importância do evento. "Esse é um trabalho fundamental da Secretaria de Cultura, sob a responsabilidade da secretária Silvana Leite. Promovemos premiações para as quadrilhas com a destinação de um cheque de um mil reais para apoio aos grupos. A presença de diversas autoridades no CSU, prestigiando a nossa cultura, é prova da grandeza do evento. Gratidão ao esforço da Silvana Leite pelo empenho e dedicação, dela e de sua equipe, que tanto lutaram para esse momento."
Silvana fez um resumo do evento. "Foi tudo muito bonito, com jurados comprometidos, grupos juninos lindos em seus figurinos e com muita garra para cumprir todos os quesitos que estavam em julgamento. Parabéns a todos e, principalmente, à quadrilha vencedora. Parabéns também aos casais juninos que participaram do concurso de dança. As barracas coloridas mostraram a alegria. A chuva veio, até quis atrapalhar, mas no final deu tudo certo e agradecemos pela chuva também. Gratidão ao prefeito Joãozinho de Titico por haver criado a lei de incentivo às quadrilhas e a Câmara dos Vereadores, que aprovou este projeto tão importante para a cultura. Agradeço aos colegas secretários que também colaboraram para que este festival acontecesse".
E tem mais festa por aí, conforme explica a Secretária de Cultura, Silvana Leite. "A gestão não para e já estamos preparando a Festa do Chitão, que será no sábado, dia 15 de julho. Peço, antemão, que no Chitão as mulheres venham com vestidos estampados e os homens, com blusas estampadas e calças brancas, para mantermos a tradição. Aos casais, não é obrigatório, mas pedimos que venham assim vestidos, como forma de manter a tradição "
O coreógrafo Caleb, da quadrilha vencedora (Explosão Nordestina) falou sobre os incentivos recebidos e agradeceu os apoios. "Esse ano trabalhamos um tema bastante comum apresentado pelas quadrilhas no Brasil: a mulher no cangaço. Porém, buscamos trazer diferenciais. A surpresa veio somente no final, e o público gostou. Quanto à lei de incentivo para as quadrilhas, foi uma excelente iniciativa. As quadrilhas têm dificuldade para sair porque têm que alugar figurino, montar estrutura... tudo isso é caro. Agradeço à Prefeitura, ao prefeito Joãozinho e à secretária Silvana pela organização do festival, pelo incentivo e pelos troféus. É isso que move os brincantes, que têm mais interesse em trabalhar mais arduamente para ganhar a competição".
CLASSIFICAÇÃO DO FESTIVAL JUNINO 2023
Melhor Noiva: Quadrilha Junina Rei do Sertão
Melhor Noivo: Quadrilha Junina Rei do Sertão
Melhor Marcador: Quadrilha Junina Explosão Junina
Melhor Rainha: Quadrilha Junina Explosão Junina
QUADRILHAS JUNINAS
1º LUGAR: Explosão Junina
2º LUGAR: Rei do Sertão
3º LUGAR: Império Nordestino
4º LUGAR: Despertar Junino
CATEGORIA DANÇAS
Casal de Crianças: Sara Beatriz e Tiago da Silva
Casal de Adolescentes: Rheberson Martins e Victoria Vaz
Casal Idosos: José Dydyenilson e Zaíra Pereira