Diversos temas serão tratados com alunos da rede municipal, estadual, federal, familiares e com a população em geral
Reduzir as infrações de trânsito, os acidentes com veículos automotores, em especial com a proximidade das férias escolares de julho. Esse é o objetivo principal da campanha "Lugar de menor não é no trânsito". A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Segurança Pública, atuando através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), iniciou a campanha nesta semana.
O secretário de Segurança Pública de Cedro, Capitão Weliton, fala sobre as penalidades e riscos de entregar um veículo a menores de idade. "Já iniciamos a campanha com panfletagem e um trabalho de esclarecimento junto aos adolescentes e familiares sobre o que está na legislação de trânsito e também no Estatuto da Criança e do Adolescente. Permitir que um menor de idade, sem habilitação, pilote motos ou dirija carros, é crime, que pode gerar multa e/ou detenção".
Capitão Weliton destaca outras atitudes que devem ser evitadas. "A ausência do capacete na utilização de motocicletas pode gerar multas altas, suspensão do direito de dirigir, perda da CNH e medidas administrativas. Condutores que não têm placas nos veículos precisam regularizá-los o mais breve possível; a ausência de funcionamento das descargas e silenciadores de motor geram multa e retenção do veículo, além disto, o Demutran alerta sobre o correto estacionamento dos veículos, principalmente no Centro".
O secretário também falou sobre a atuação do Demutran. "O trabalho será iniciado no começo de julho para que Cedro tenha um trânsito organizado e que as pessoas possam se movimentar com segurança e facilidade. O pontapé inicial está nas escolas, mas as ações não param por aí. Em breve, serão realizadas reuniões e outras campanhas de conscientização e é fundamental que a população nos ajude, cumprindo as normas de trânsito".
A diretora do Demutran, Hyldayane Diniz, falou sobre o início da campanha. "Iniciamos a campanha 'Lugar de Menor Não é no trânsito' e ao longo da semana atuamos nas escolas da rede municipal e pública, na sede e zona rural, com a distribuição de panfletos com orientações. Lembrando que a partir do dia 1º de julho iniciará a atuação do Demutran nas ruas. Fundamental é a ajuda e colaboração da população nesta campanha para salvar vidas".