Programa foi lançado pelo Governo do Ceará na sexta-feira (16/6), no Centro de Eventos de Fortaleza.
Beneficiários receberão, mensalmente, o valor de R$ 300 para a aquisição de alimentos. Prefeito Joãozinho esteve no evento acompanhado da primeira-dama, Cláudia Dionizio, e de comitiva cedrense.
O governador Elmano de Freitas lançou, oficialmente, o Pacto por um Ceará Sem Fome, cujo objetivo é o envolvimento do poder público, das organizações da sociedade civil e da iniciativa privada em prol de uma única causa: o combate a um problema social que é crônico - a fome. O prefeito de Cedro Joãozinho de Titico esteve no Centro de Eventos e destaca a iniciativa como uma esperança para a garantia de comida na mesa dos cearenses, em geral, e, em específico, dos cedrenses, com o fortalecimento da economia local.
"Ao lado da primeira-dama Cláudia Dionízio e do amigo de Cedro, Dr. Caio Cavalcante, da Secretaria de Proteção Social, participei desse momento histórico para o nosso estado", enfatizou o gestor cedrense, que agradeceu ao governador Elmano de Freitas, à secretaria Onélia Santana e à primeira-dama do estado, Lia Freitas, pelos esforços concentrados fazer a entrega dos cartões do Ceará Sem Forme. "Agora vamos levá-los a quem mais precisa. Estamos felizes por estar nesse megaevento".
O governador Elmano explicou que o Programa Ceará Sem Fome une todo o Estado governo, sociedade civil, empresários, movimentos sociais, igrejas em prol de uma causa comum, destacando o trabalho de sua equipe. "Nesse dia de muita felicidade, contamos com a presença do ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Estamos unidos para enfrentar um problema que já havíamos superado, e que infelizmente retornou". Conta que serão investidos mais 160 milhões de reais/ano para garantir o cartão no valor de 300 reais para as famílias com renda per capta abaixo de 168 reais, e que serão estruturadas mais de mil cozinhas, em parceria com a sociedade civil. "A meta é alcançar 100 mil refeições/dia, durante cinco dias na semana. Entre os governadores do Nordeste, temos um desafio: quem primeiro tira seu estado do mapa da fome".
A coordenadora estadual do Ceará Sem Fome, primeira-dama do Estado Lia de Freitas, esclareceu que o novo Programa agrega políticas de Estado desenvolvidas nos últimos anos para o combate à fome. "Ele vem trazer alimento para aqueles que mais necessitam, que estão em insegurança alimentar grave, em situação emergencial. O Programa está articulado com um comitê intersetorial de governança, no sentido de unificar ações implementadas por governos anteriores". Lia ressaltou que o Ceará Sem Fome movimentará a economia dos municípios cearenses.
Em Cedro
As famílias beneficias serão convocadas para uma solenidade de entrega dos cartões, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social.