Ação iniciada em 2022 já mostra resultados na qualidade de vida da população
Levar saúde ao povo cedrense, promover mais qualidade de vida para a população. Desde novembro de 2022, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou o projeto "Mais Saúde Perto do Coração", que visa ao atendimento de hipertensos e diabéticos. Os primeiros beneficiados foram os moradores da área da Unidade Básica de Saúde Pega Avoante. As ações do projeto também compreendem orientações de médicos, enfermeiros, nutricionista, educador físico e agentes comunitários de saúde. A partir de 14 de junho, moradores do bairro Planalto dos Lemos (Cedro II) também contarão com as atividades do projeto.
A enfermeira Letícia Torres coordena o projeto e fala dos resultados alcançados. "Começamos ano passado o acompanhamento de pessoas com doenças crônicas, com vistas à diminuição do risco de mortalidade de hipertensos e diabéticos, com atividades presenciais e online, por meio de parceria com a Universidade de Minas Gerais, que disponibiliza atendimentos com endocrinologista, cardiologista e nutricionista. A boa notícia é que já temos alguns resultados positivos, com pessoas que tinham classificação de risco alto e que agora tem risco médio. Isso deixa a gente bastante feliz. Ver que o projeto leva mais saúde para as pessoas é tudo de bom. Dia 14 começamos no Cedro II, mas o objetivo é levar o projeto a todas as unidades do município".
A palavra de quem participa!
"Esse projeto tem ajudado bastante as pessoas, conscientizando que viver com qualidade de vida é diferente. Depois que entrei mudei hábitos de alimentação, meus e do meu esposo, e nos sentimos muito bem. Ele já teve problema no coração e a gente fica preocupada. Se todas as pessoas se conscientizassem dessa iniciativa, que o nosso gestor tem com respeito à saúde, seria muito bom. Eu só tenho a agradecer, primeiramente, a Deus, e as pessoas que pensaram e fazem parte desse projeto, que tem nos ajudado bastante". Liduína, esposa do Sr. João Lírio
"Agradeço ao projeto Mais Saúde, de que estou participando. Agradeço o atendimento DO médico que passou uma medicação e me deixou bem melhor, graças a Deus". - Geraldo Torres, comerciante.