O encontro reuniu produtores rurais da região do Cariri e Centro-Sul, no auditório do IFCE Campus Cedro
Na manhã de sexta-feira (19), diversos produtores rurais e gestores dos municípios de Cedro, Araripe, Jucás, Campos Sales e Icó estiveram reunidos para buscar o Fortalecimento do Território da Caprinocultura de Leite nas regiões do Cariri e Centro-Sul. Entre os entraves dessa potente cadeia produtiva está a comercialização do produto. Na abertura do evento, o prefeito Joãozinho de Titico destacou a importância do encontro e que o momento exige que se torne mais acessível a comercialização dos pequenos produtores leite da caprinocultura.
"A cadeia do leite de cabra vive momentos cíclicos, de altas e baixas. Por isso, os produtores de Cedro têm buscado soluções. O principal gargalo é a comercialização. Temos produtores com condições de trabalhar uma melhor genética, a produção de leite e de animais para o abate, mas esbarramos no fator comercialização. Que meios podemos ter para vencer essa dificuldade? Vamos tentar, inclusive, uma solução alternativa, se for o caso, junto à Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), em conversação com o presidente Dr. Elmo Aguiar".
Joãozinho de Titico reclamou da burocracia como grande entreve à comercialização dos produtos da caprinocultura, que se faz necessário levar uma palavra de orientação e de apoio ao produtor e que o sucesso de uma cadeia produtiva passa necessariamente pela eficiência da comercialização. "Estamos à disposição para contribuir toda e qualquer decisão que aqui for tomada. Somos um município com forte vocação para esse setor econômico. Produtores rurais, estamos de mãos dadas, vamos avançar nessa cadeia produtiva tão rica de oportunidades".